Conheça Um Pouco Sobre As Super Venenosas Cobras Marinhas

A maioria das cobras que conhecemos são de hábitos terrestres, e algumas podem até passar parte de seu tempo na água, mas volta e meia saem para dar uma voltinha nas margens dos rios. Entretanto, a maioria das cobras marinhas, vivem na água essencialmente toda a sua vida.

Conheça um pouco mais sobre as cobras marinhas, essas misteriosas criaturas que evoluíram das cobras terrestres, e possuem venenos poderosíssimos.

As cobras marinhas são venenosas?

As cobras marinhas têm um veneno muito potente e liberam pequenas quantidades ao morder peixes e outras presas. Embora a maioria das espécias seja tímida e raramente ataque um humano, algumas podem ser bastante agressivas se incomodadas.

Conheça Um Pouco Sobre As Super Venenosas Cobras Marinhas
A Cobra-do-mar-pelágio é dócil, porém seu veneno é extremamente tóxico.

Por exemplo, a espécie Hydrophis platurus, ou cobra-do-mar-pelágio, tem o veneno mais mortal da Costa Rica, incluindo os das cobras terrestres. Porém, mesmo que elas sejam bastante comuns na costa ocidental do país, pouquíssimos acidentes com humanos foram relatadas até hoje. Além de ser uma espécie bastante calma, a mordida pode ocorrer sem a injeção do veneno.

Outro exemplo de espécie altamente venenosa é a laticauda. Seu veneno é 10 vezes mais potente do que o veneno de uma cobra cascavel. Apesar do veneno perigoso, ela é dócil e raramente ataca humanos, mesmo que provocada.

Além das citadas acima, a Hydrophis belcheri possui um veneno tão poderoso, que a quantidade de veneno presente em uma mordida seria capaz de matar até 1000 pessoas. Porém ela felizmente é dócil e raramente ataca.

Já a espécie Enhydrina schistosa é mais agressiva, e é responsável por cerca de 90% dos acidentes envolvendo humanos e cobras marinhas.

Como as cobras marinhas respiram?

Conheça Um Pouco Sobre As Super Venenosas Cobras Marinhas
A quantidade de veneno presente em uma mordida da Hydrophis belcheri seria capaz de matar até 1000 pessoas.

As cobras marinhas não respiram através de brânquias (ou guelras). Em vez de brânquias, eles têm um único pulmão e precisam emergir para respirar uma vez por hora, podendo este intervalo variar de espécie para espécie. O pulmão das cobras marinhas é bastante largo, e se estende por todo o corpo delas. Esse super pulmão serve para armazenar ar para os mergulhos da cobra, e também para ajudar na flutuação dentro da água.

As suas narinas ficam localizadas em cima de seus focinhos. Para que não entre água, as narinas possuem válvulas, as quais permanecem fechadas enquanto a cobra está submersa.

As cobras marinhas também absorvem oxigênio através da pele, e têm pequenas cabeças achatadas e caudas parecidas com remos para ajudar na natação.

As cobras marinhas conseguem sobreviver fora da água?

Conheça Um Pouco Sobre As Super Venenosas Cobras Marinhas
A cobra marinha laticauda deixa a água para por ovos, digerir e trocar de pele.

A maioria das espécies de serpentes marinhas vive todo a sua vida em águas quentes nos oceanos Índico e Pacífico.

Poucas espécies de cobras marinhas conseguem se locomover em terra, e quando conseguem, os movimentos são limitados. Por este motivo, elas não prosperam fora a água.

Entretanto, existem exceções. A espécie laticauda, por exemplo, ao contrário da maioria das cobras marinhas, procura a terra firme para por ovos, digerir presas e trocar de pele

Você também vai gostar de ler: