O que causa a contração involuntária dos músculos?

Frequentemente, sentimos um músculo do nosso corpo tremendo sem nenhuma razão aparente. Esse movimento estranho dos músculos são contrações musculares involuntárias, que ocorrem nas fibras que constituem um músculo, e senti-las pode ser desconfortável e irritante. Mas o que causa uma contração muscular involuntária?

Os nervos controlam as fibras musculares. Assim, quando algo estimula ou danifica um nervo, isso faz com que as fibras musculares se contraiam. Frequentemente, você consegue ver e sentir essas contrações sob a pele.

A princípio, a maioria das razões para eles é inofensiva, embora algumas possam ser mais graves. Descubra abaixo quais são as possíveis causas de espasmos musculares.

Causas comuns da contração involuntária dos músculos

A contração muscular, também conhecida como espasmo, tem muitas causas comuns. Essas incluem:

Estresse e ansiedade

Antes de tudo, experimentar estresse psicológico ou altos níveis de ansiedade pode causar tensão muscular excessiva, o que, por sua vez, pode causar espasmos musculares em qualquer parte do corpo.

Não dormir o suficiente

A privação do sono pode afetar o funcionamento dos receptores de neurotransmissores, e o impacto da falta de sono na função dos neurotransmissores pode acabar causando espasmos musculares, especialmente nas pálpebras.

Esforço excessivo

Quando uma pessoa se exercita muito ou de forma intensa, ou por um longo período de tempo, ela pode sentir espasmos, especialmente nos braços e pernas. Em primeiro lugar, os músculos mais trabalhados têm maior probabilidade de se contrair, o que pode incluir panturrilha, coxa ou bíceps, dependendo do exercício.

Essas contrações podem ocorrer após o exercício por duas razões. Em primeiro lugar, o exercício pode causar fadiga muscular, que provoca espasmos e cãibras nas fibras musculares, que ficaram sobrecarregadas. Em segundo lugar, por causa da transpiração, o exercício pode causar um desequilíbrio eletrolítico. Os eletrólitos desempenham um papel na contração muscular, como resultado uma perda de eletrólito dentro das fibras musculares pode desencadear espasmos.

Excesso de cafeína

Beber muito café, chá ou bebidas energéticas que contenham cafeína pode causar espasmos musculares. O motivo é que a cafeína é um estimulante. Dessa forma, quando ingerida em excesso, a cafeína pode estimular os espasmos musculares em qualquer parte do corpo.

Deficiência de cálcio

O corpo precisa de cálcio para sustentar a função muscular adequada. Portanto, ter uma deficiência de cálcio também pode causar espasmos musculares. A deficiência de cálcio é conhecida como hipocalcemia.

Deficiência de magnésio

O magnésio também desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos nervos e músculos.

Em primeiro lugar, o magnésio ajuda a transportar cálcio através das membranas celulares para apoiar a função nervosa e muscular. Portanto, a deficiência de magnésio, chamada hipomagnesemia, pode causar espasmos musculares em qualquer parte do corpo, incluindo o rosto.

A princípio, a deficiência de magnésio pode ser principalmente resultado de uma dieta pobre, ingestão excessiva de álcool, ou diarreia. Além disso, se não tratada, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Deficiência de vitamina D

Os nervos precisam de vitamina D para transmitir mensagens entre o cérebro e os músculos do corpo. Dessa forma, ter uma deficiência de vitamina D pode causar fraqueza muscular, e também espasmos. A deficiência de vitamina D pode ocorrer como resultado da falta de exposição ao sol e dieta pobre em nutrientes.

Desidratação

Nossa massa muscular é composta de até 75% da água. Acima de tudo, a água desempenho um importante papel ajudando a transportar nutrientes e minerais para os músculos. Portanto, quando uma pessoa não bebe água suficiente ela pode ficar desidratada, e consequentemente isso pode causar espasmos musculares.

Medicamentos

Certos medicamentos podem causar espasmos musculares involuntários. Ou seja, esta reação pode ser um efeito colateral do medicamento, ou um feito de interações com outros medicamentos. Se for percebido o aumentos dos espasmos musculares após iniciar algum tratamento com uma nova medicação, esse efeito deve ser discutido com o seu médico.

Possíveis causas mais sérias

Espasmos musculares que não são explicados por uma das causas comuns acima podem indicar uma condição de saúde subjacente, tais como:

  • Nervo espinhal comprimido
  • Esclerose lateral amiotrófica
  • Síndrome de Isaacs
  • Lúpus
  • Esclerose múltipla

O que pode ser feito para diminuir as contrações involuntárias?

Primeiramente, as causas comuns de espasmos musculares são fáceis de tratar e prevenir em casa. Acima de tudo, é necessário optar por mudanças no estilo de vida para manter os nervos e músculos saudáveis ​​e funcionando bem. Essas mudanças no estilo de vida incluem, por exemplo:

  • Uma dieta mais saudável e equilibrada.
  • Suplementos vitamínicos.
  • Exercícios moderados, com aquecimento adequado.
  • Redução da ingestão de cafeína.
  • Dormir mais e melhor.
  • Exercícios para aliviar o estressa, como ioga ou meditação.
  • Manter-se hidratado.

Fonte:
https://www.healthline.com/health/muscle-twitching#causes
https://www.medicalnewstoday.com/articles/324641

Você também vai gostar de ler: