Conheça 10 suculentas que florescem lindamente

Hoje em dia, quando se fala em plantas e flores, as suculentas são a primeira coisa que vem à mente dos amantes de plantas. Mas, além de belas cores, folhas e rosetas, o que elas realmente têm a oferecer em termos de floração?

Na verdade, as suculentas têm muito mais a oferecer em termos de flores do que você imagina. Existem algumas espécies de suculentas por aí que florescem espetacularmente, e mesmo dentro de casa.

Grande parte das suculentas que florescem provém de ambientes áridos e ensolarados. Esta luz extra e a exposição a estações bem definidas do verão e inverno podem ser exatamente o que suas suculentas precisam para que o florescimento ocorra.

Conheça abaixo 10 suculentas e cactos que florescem lindamente. A maioria das suculentas nesta lista é relativamente fácil de cuidar e florescem naturalmente, desde que os cuidados adequados sejam prestados.

1. Aloe vera (Aloe sp.)

Encontrada em regiões tropicais em todo o mundo, este gênero resistente prospera bem em ambientes fechados porque ela é fácil de manter.

Ela não gosta do frio, por isso é melhor cultivá-la dentro de casa. Além disso, ela ocupa bastante espaço, então certifique-se de encontrar um vaso apropriado com uma boa drenagem. Curiosamente, as folhas afiadas das plantas de Aloe contêm um gel que tem muitas aplicações cosméticas e muitas propriedades medicinais.

O cuidado adequado será recompensado com o desenvolvimento de uma haste de flor que produz uma infinidade de belas flores, geralmente na cor laranja.

flor da aloe vera
Flor da Aloe vera

2. Echeveria (Echeveria sp.)

Um dos tipos mais populares de suculentas com flor, a Echeveria é apreciada por seu belo crescimento em rosetas. Esta espécie de suculenta floresce de forma espetacular. Uma floração pode ter várias hastes que produzem as mais maravilhosas flores rosas, amarelas ou laranjas.

A Echeveria não é considerada a suculenta mais fácil de cuidar dentro de casa, mas você pode definitivamente fazer a sua prosperar se você manter seus requisitos de cuidado em mente. Esta espécie precisa de muita luz para manter sua forma plana e semelhante a uma roseta.

Echeverias que recebem muito pouca luz estiolam facilmente. Isso resulta em uma planta estranhamente alongada que não será capaz de gastar energia produzindo flores.

Flor da echeveria pulvinata
Flor da echeveria pulvinata

3. Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)

Se você aprecia a delicadeza, vai adorar as flores de um colar de pérolas. Esta suculenta é a combinação perfeita de folhagem e flores. Suas folhas semelhantes a ervilhas crescem em longas hastes, o que a torna uma excelente opção para pendurar. Se os cuidados adequados forem prestados, a planta também produzirá flores pequeninas e felpudas.

Ela necessita um substrato poroso com boa drenagem, e deve ser regada somente quando o solo estiver seco.

Flor da suculenta "colar de pérolas"
Flor da suculenta “colar de pérolas”

4. Sempre viva (Sempervivum sp.)

A Sempervivum sp geralmente é cultivada ao ar livre, porque é uma das poucas espécies suculentas que podem sobreviver a praticamente qualquer coisa, Elas são incrivelmente tolerantes à seca, o que não é surpreendente, pois crescem naturalmente em fendas rochosas e em áreas áridas.

Além disso, elas são tolerantes a bastante luz solar. Elas também produzem pequenas flores lindas. Como os Sempervivums são monocárpicos, ou seja, florescem uma única vez. Portanto, quando você ver flores na sua sempre viva, isso significa que a sua plantinha está no final do seu ciclo de vida.

Flor da suculenta "sempre viva"
Flor da suculenta “sempre viva”

5. Huernia sp.

Huernia é um gênero de suculentas encontrado nas regiões do sul da África. Ela possui porte relativamente pequeno, produzindo apenas caules. Sua característica mais notável são as flores.

Muitas variedades produzem flores que cheiram a carniça, para atrair as moscas como polinizadores. Essas pequenas flores são diferentes de tudo que você verá em outras suculentas, com cada variedade produzindo flores mais malucas do que a anterior.

Essa plantinha necessita de excelente drenagem para se desenvolver dentro de casa, e bastante luz indireta.

Flor da suculenta huernia
Flor da suculenta huernia

6. Delosperma sp.

Originário da África do Sul, as plantas do gênero Delosperma são encontradas em todo o mundo. O gênero contém algumas variedades diferentes.

Nas condições certas, as suas Delosperma cobrirão rapidamente qualquer área em que forem plantadas. Isso resulta em uma bela tela verde que se torna espetacular quando chega a época de floração. Elas produzem grandes quantidades de pequenas flores parecidas com margaridas em cores como rosa, roxo e amarelo.

As suculentas Delosperma são muito resistentes ao frio, desde que sejam mantidas secas durante o inverno.

Flor da suculenta delosperma
Flor da suculenta delosperma

7. Flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)

Também conhecida como flor-da-fortuna, a kalanchoe blossfeldiana é uma das favoritas para quem quer alegrar sua casa. A planta produz de pequenas flores em cores rosa, vermelho, laranja e amarelo.

Adoráveis ​​aos olhos e fáceis de cultivar, elas são precipitadamente jogadas no lixo depois que suas flores morrem. Elas reabrirão de tempos em tempos se você remover as flores secas.

A kalanchoe necessita de solo com uma drenagem adequada. Você deve colocá-la próximo a janela no lado mais ensolarado da sua casa, pois ela adora a luz do sol. Regue a planta somente depois que a camada superior do solo secar completamente. Mantenha seus filhos e animais de estimação longe da planta, pois ela pode ser tóxica. Sim, a kalanchoe é uma daquelas flores espetacularmente belas, mas tóxicas.

Floração da Kalanchoe flor-da-fortuna
Floração da Kalanchoe flor-da-fortuna

8. Cacto Cereus (Cereus sp.)

O gênero Cereus contém muitas variedades diferentes, mas seus cuidados são bem parecidos. Todos são resistentes e funcionam perfeitamente bem em condições normais para suculentas, ou seja, com muita luz solar e boa drenagem. Se você está realmente procurando por um espécime espetacular que atraia a atenção de todos, mesmo fora da época de floração, o Cereus Validus ‘Spiralis’ em espiral é uma opção fantástica.

Suas abundantes flores brancas se abrem após o anoitecer, criando uma exibição bastante espetacular que você não vai querer perder. Curiosamente, algumas variedades desta espécie produzem até frutos comestíveis se polinizadas.

Floração do cacto cereus
Floração do cacto cereus

9. Pedra da lua (Pachyphytum oviferum)

A planta pedra da lua é uma excelente escolha para os amantes de folhagens e flores. Como o próprio nome sugere, esta suculenta produz folhas arredondadas que se assemelham a pedrinhas.

No início da primavera essa a espécie começa a esticar suas hastes de flores. As flores pendem em cachos de um caule fino que pode crescer bastante, e são uma agradável combinação de branco e laranja.

Forneça à sua planta bastante luz solar e uma drenagem muito boa para mantê-la saudável. Tenha em mente que esta espécie não é resiliente ao inverno e não responde bem à geada.

Flor da suculenta "pedra da lua"
Flor da suculenta “pedra da lua”

10. Cacto pedra (Lithops sp.)

O cacto pedra fica perfeitamente camuflado quando cultivado entre pedras. Lithops estão entre as suculentas mais estranhas que existem. Eles são perfeitos para aqueles que não têm muito espaço em sua casa (já que normalmente ficam baixos), desde que exista uma área ensolarada à sua disposição.

O cuidado da Lithops é geralmente considerado um desafio porque a espécie ocorre naturalmente em habitats muito inóspitos e teve que evoluir para se especializar em reagir às mudanças nas estações. Estamos acostumados com o crescimento de suculentas durante o verão, mas esta realmente fica adormecida durante os meses mais quentes e exigirá muito pouca ou nenhuma água.

O inverno também é uma época adormecida. Durante esse tempo, você deve absolutamente manter o regador longe de seu Lithops. As únicas ocasiões em que essa planta precisa de água é durante o outono e o início da primavera, e mesmo assim você só deve fornecer umidade quando o solo estiver totalmente seco.

Sim, ele exige esse tipo de atenção com a rega, mas você será recompensado: uma pedra viva e feliz produzirá uma flor adorável, parecida com uma margarida, por volta do outono ou primavera, dependendo da espécie.

Flor do cacto pedra
Flor do cacto pedra

Você também vai gostar de ler: