Descubra Por Que Este Atum Foi Comprado Por 12 Milhões de Reais

O magnata do sushi Kiyoshi Kimura é dono da cadeira de restaurantes Sushizanmai. Em janeiro de 2019, ele comprou um atum para o seu restaurante. O peixe foi adquirido em um leilão, no famoso mercado de peixes Toyosu, em Tókio. Até aí, tudo parece normal e corriqueiro.

Entretanto, o atum custou a bagatela de 3.1 milhões de dólares, o equivalente a 12 milhões de reais. Esta aquisição marcou este atum com o record do peixe mais caro do mundo.

Em primeiro lugar, o peixe é um atum-rabilho que pesava incríveis 278Kg. Esta espécie é muito apreciada na culinária, sendo a preferida para o sushi.

Mas o que levaria alguém a pagar tanto dinheiro por um peixe, e por que este atum custa tão caro?

Atum-rabilho é o peixe mais caro do mundo
Leilão de atum no Japão

Por que o atum-rabilho é o peixe mais caro do mundo?

Um prato servindo atum-rabilho pode ser muito, mas muito caro mesmo. Sobretudo, o valor depende de onde você compra, e de qual parte do peixe você está comendo.

Conheça abaixo quais são os fatores que adicionam valor ao atum-rabilho.

O atum-rabilho está ameaçado de extinção

Atum-rabilho é o peixe mais caro do mundo

Acima de tudo, esta espécie de atum está ameaçada de extinção. Este fato em si já faz com que ele seja tão valorizado. Por consequência, existem poucos indivíduos na natureza, e pescar um grande como este é considerado uma raridade. No mar Mediterrâneo, por exemplo, o atum-rabilho já é considerado extinto.

Alguns países proíbem a caça desta espécie, na tentativa de protege-la, mas este não é o caso do Japão.

Sabor diferenciado do atum-rabilho

Outro fator que faz com que o atum-rabilho seja tão caro, é o sabor. Esta é a única espécie de atum que possui o marmoreio intenso. O marmoreio é a acumulação de gordura entre as fibras musculares da carne. O atum-rabilho também, quando envelhece adequadamente, tem um equilíbrio particular de sabores.

atum que possui o marmoreio intenso

Além disso, existe uma grande diferença entre o atum-rabilho e o atum enlatado que compramos no supermercado. Em essência, o peixe não é o mesmo. Os atuns enlatados são de espécies diferentes, que crescem rápido e crescem pouco, e são abundantes no oceano.

No Brasil, a principal espécie de peixe comercializado como atum enlatado é o bonito-listrado (Katsuwonus pelamis). Esta espécie chega a medir em torno de 80cm, com peso aproximado de 19kg.

Ele é de fato um atum gigante

Atum é o peixe mais caro do mundo vendido por 3 milhões de dólares

O terceiro fator de valorização da espécie, é o tamanho. O atum-rabilho é a única espécie de atum que chega a pesar tanto. Um adulto, que pode chegar a viver até 40 anos, pode chegar a pesar 680kg.

Uma questão de cultura japonesa

O local de pesca também influencia o preço. Atuns pescados no Japão são considerados os melhores do mundo.

Como o atum de 12 milhões de reais foi leiloado no começo de janeiro, um fato cultural também jogou o preço dos peixes para cima. O primeiro leilão do ano no mercado de peixes do Japão é quando os preços ficam ridiculamente altos. Na cultura japonesa, a primeira coisa que você faz no ano é a mais importante de todas. Esta primeira coisa influencia os demais acontecimentos do ano todo. Consequentemente, o primeiro atum do ano sempre sai por um preço bem mais elevado do que os demais. Além disso, chefes veem esse primeiro leilão como uma oportunidade de publicidade para seus negócios.

Fonte businessinsider.com