Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

A camuflagem é bastante comum no reino animal, onde é utilizada como uma estratégia de proteção. Utilizando a camuflagem, um animal consegue esconder-se de predadores, misturam-se ao meio em que está. Isso os torno invisível e os favorece tanto no quesito sobrevivência, quanto no quesito caça.

Utilizando engenhosas técnicas de camuflagem, tanto para proteção, quanto para caça, esses animais são verdadeiros mestres do disfarce.

Conheça os 10 animais cuja habilidade de camuflagem são as mais surpreendentes possíveis.

Táticas de camuflagem

Misturar-se ao ambiente

Existem várias maneiras e táticas de camuflagem. Inclusive, alguns animais utilizam mais de uma técnica combinada. Por exemplo, uma das táticas mais comuns é misturar-se ao ambiente. Essa tática engloba desde as raposas de pelo branco caçando na neve, até insetos que imitam até o movimento que o vento causa nas folhas ao seu redor.

Coloração disruptiva

Outra tática ainda mais elaborada é coloração disruptiva. Neste caso, animais se disfarçam e se escondem utilizando padrões de cor e desenhos. Por exemplo, a coruja borboleta possui um padrão de cor em suas asas, que lembram olhos de corujas. Por consequência, predadores ficam intimidados ao pensar que estão olhando para uma coruja, e não para as costas de uma borboleta.

Aposematismo

Alguns animais, como por exemplo a borboleta monarca, preferem uma técnica de camuflagem chamada de aposematismo. Neste caso, ao invés de se esconderem, o organismo usam colorações chamativas, que servem de alerta. Por consequência, predadores irão evitá-los pois estas cores na natureza geralmente estão relacionadas a organismos tóxicos.

Mimetismo

Mimetismo é uma adaptação na qual um organismo possui características que façam com que os mesmos sejam confundidos com organismos de uma outra espécie. Por exemplo, a serpente-rei escarlate, que não é venenosa, imita os padrões de cores de uma cobra coral mortal, como uma forma de evitar o perigo.

Countershading

O countershading é uma tática de camuflagem que consiste no corpo do animal possuir a parte superior mais escura e uma metade inferior mais clara. Por exemplo, quando um tubarão, é visto de cima, ele se mistura com o oceano, que fica mais escuro abaixo. Assim, ele se torna invisível aos olhos de pescadores e nadadores.

Olhando de baixo para cima, a técnica produz o mesmo efeito. Por exemplo, a presa também pode não notar os tubarões ao olhar para eles de baixo pois o lado mais claro do corpo do tubarão se mistura com a água da superfície. Certamente uma técnica inteligentíssima, obra prima da evolução.

Os 10 animais com as melhores camuflagens

Conheça abaixo os 10 animais que possuem as mais avançadas e engenhosas técnicas de camuflagem. A evolução sem dúvidas os fez os maiores mestres neste truque.

10 – Corujas

Corujas são indiscutívelmente um dos predadores mais habilidosos do planeta. Esses pássaros utilizam a camuflagem tanto para se protegerem de outras criaturas, quanto para se esconderem de suas presas. Por exemplo, algumas espécies possuem penas que se misturam a coloração dos troncos de árvores, tornando-as quase invisíveis. Por outro lado, as corujas da neve possuem penas brancas que as camuflam na neve.

Em todo o mundo, espécies de corujas tem se adaptado ao seu ambiente, para se tornarem caçadores com camuflagens incríveis. Os padrões nas penas variam de região a região.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

9 – Borboleta folha morta

A borboleta-folha-morta na verdade possui 2 diferentes tipos de camuflagem. Com as asas abertas, ela possui mostra uma incrível variedade de cores, inclusive com padrões que se assemelham a olhos, para afastar predadores. Já com as asas fechadas, ela se assemelha de forma incrível, a uma folha seca, capaz de enganar os predadores.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

8 – Tubarão Wobbegong (tubarão-tapete)

O tubarão Wobbegong nada nas águas próximas a Indonésia e Austrália. Esta espécie tropical se abriga no fundo do mar. Sua habilidade de se agarrar ao fundo do oceano rendeu-lhe o apelido de “tubarão-tapete”. Com esta técnica, ele consegue capturar peixes distraídos que passam por perto. Graças a suas cores, eles parecem parte do ambiente, mesmo se observados de perto. Por consequência, eles esperam até que as presas estejam bem em cima de suas cabeças para atacar.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

7 – Traça Catocala

Esta espécie de traça não é necessariamente muito atrativa aos olhos. Porém, ela possui um par de asas que é essencial a sua sobrevivência. Seu par de asas externas confunde-se em ambientes de tons marrons a cinzas. Suas asas internas, no entanto, possuem cores vibrantes, e são vistas somente quando a traça abre as asas.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

6 – Louva-a-Deus Orquídea (Hymenopus coronatus)

Este curioso louva-a-deus utiliza uma técnica de camuflagem chamada de mimetismo agressivo. Ele parece exatamente como uma flor. Dado o fato de que os insetos possuem um cérebro bem pequeno, a coloração branca e rosa o deixa em bastante vantagem. Com esta camuflagem, eles conseguem se esconder entre as flores e passar praticamente despercebidos.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

5 – Peixe-Pedra (Synanceia verrucosa)

O peixe-pedra é o peixe mais venenoso do mundo. Este animal causa bastante problemas no fundo do mar. Eles utilizam sua camuflagem para se misturarem aos recifes de corais. Camuflados, eles são quase impossíveis de serem detectados. Devido a isso, é muito comum que ocorram acidentes com humanos, que acabam pisando nos peixes.

Eles não tem problemas em encontrar prezas no fundo do mar, e possuem uma engenhosa técnica de defesa, com toxinas encontradas em suas espinhas.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

4 – Grilo Esperança

O grilo esperança utilizando sua camuflagem de folha especialmente para caçar. Ele espera pacientemente até que a presa se aproxime, tornando-o um caçador bem sucedido. Embora alguns insetos utilizem veneno em conjunto com a camuflagem, o grilo esperança usa sua espinha para penetrar a presa de forma ágil. Disfarçados e equipados com as ferramentas necessárias para agarrar suas vítimas, eles são verdadeiros predadores.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

3 – Polvo Mímico

O polvo mímico possui habilidades que são praticamente de outro mundo. Como seu nome sugere, este polvo é um verdadeiro artista da imitação. Encontrado nas águas próximas a Indonésia, o polvo mímico era ainda desconhecido até 1998. Esses animais imitam a forma de outros animais a sua volta, não só para proteção e auto-defesa, mas também para a caça. Eles já foram flagrados tomando forma de mais de 13 outras espécias, como serpentes-marinhas e peixes venenos.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

2 – Camaleão

O camaleão é provavelmente a seleção mais óbvia para esta lista de mestres da camuflagem. O motivo é que a palavra camaleão é utilizada como sinônimo da habilidade de mudar e se encaixar a diferentes ambientes. Entretanto, o camaleão não muda de cores somente para proteção. Comunicação e clima também influenciam. Por exemplo, camaleões podem escurecer para se aquecerem, porém eles também podem mudar de cor para anunciarem a sua presença. Além disso, quando o camaleão está colorido e brilhante, isso pode significar que ele se sente em perigo e pode ser agressivo.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

1 – Lagartixa-Satânica-Cauda-De-Folha

A Lagartixa-Satânica-Cauda-De-Folha é nativa de Madagascar. Sua capacidade de camuflagem é incrível, e essencial a sua sobrevivência. Mais do que um disfarce, o formato desta lagartixa pode a deixar literalmente invisível aos olhos. Sua calda possui o formato de uma folha seca, e sua coloração se mistura perfeitamente a troncos e folhas.

Os 10 Animais Com As Melhores Camuflagens

Fonte nationalgeographic.com