Victor Lustig: O Homem que Vendeu a Torre Eiffel

Conhecido como “o homem que vendeu a Torre Eiffel”, Victor Lustig foi um dos mais talentosos e confiantes impostores que já existiu. Nascido em 1890 em Bohemia, na República Tcheca, ele era um convincente e charmoso vigarista.

Possuidor de muitas habilidades, Lustig era fluente em várias línguas. Ele se estabeleceu aplicando golpes nos transatlânticos entre Paris e Nova York.

Com a aparência sempre impecável, apresentava-se como um rico e distinto cavalheiro. Focado nos detalhes, seus golpes foram obras-primas do mundo do crime.

O Golpe da Máquina de Fazer Dinheiro

O primeiro grande golpe de Lustig foi a venda de uma máquina que fazia dinheiro. Ele criteriosamente escolhia sua vítima entre milionários com problemas financeiros, e desesperados para encontrar um bom investimento.

Ele fazia a demonstração a suas vítimas, como alguém que mostra seu segredo pessoal de sucesso mais íntimo.

A engenhoca possuía duas fendas na parte de trás, e para iniciar a demonstração, Lustig inseria uma nota de 100 dólares e um pedaço de papel em branco. O único ponto negativo da máquina era que, segundo ele, ela demorava 6 horas para fazer a cópia.

Suposta máquina de dinheiro de Victor Lustig
Suposta máquina de dinheiro de Victor Lustig

Após 6 horas, eles voltavam para conferir o resultado da “cópia”, e as vítimas ficavam maravilhadas com a perfeição da cópia. Elas não sabiam que na verdade a segunda nota já estava inserida na máquina desde o princípio.

Cego pela ganância, a vítima implorava para que Lustig lhe vendesse a sua máquina de fazer dinheiro.

Após muito “resistir”, ele finalmente concordava em vender. Porém, o preço era alto, 30 mil dólares, o equivalente a quase 400 mil dólares no dias de hoje.

Graças a sua genialidade, ele ganhava tempo, e após fechar o negócio, ele tinha 6h para sumir de vista.

O Homem que Vendeu a Torre Eiffel

Em 1925, o golpe de mestre de Lustig começou quando ele estava lendo um artigo no jornal, discutindo os problemas que a cidade de Paris estava tendo para manter a Torre Eiffel. Então, ele se intitulou representante do governo, e convidou seis empresários do ramo de sucatas para discutir uma possível oportunidade de negócios.

O golpista disse ao grupo que o custo de manutenção da Torre Eiffel era tão grande, que a cidade não poderia mais arcar com esta despesa. A torre então deveria ser vendida como sucata, e fora dada a ele a missão de encontrar o comprador mais adequado.

Então, um dos empresários fechou negócio, e Victor fugiu com a mala cheia de dinheiro. Meses depois ele retornou a Paris, e tentou novamente aplicar o golpe. Porém, desta vez a polícia foi acionada, mas o farsante conseguiu fugir.

Como Victor Lustig Enganou o Mestre da Máfia

Al Capote também foi vítima de Victor Lustig

Mais tarde, Lustig convenceu o gangster Al Capone a investir 50 mil dólares em um negócio de ações. Com receio de ser perseguido por um dois maiores mafiosos do mundo, ele não fugiu com o dinheiro, apenas o deixou guardado em um cofre por dois meses.

Quando ele voltou com a quantia para fazer a devolução, dizendo que o negócio não tinha dado certo, Al Capote ficou impressionado com a honestidade do meliante, e lhe presenteou com uma generosa gorjeta de 5 mil dólares.

Essa atuação digna de um prêmio Oscar rendeu a ele uma parceria com a gangue de Al Capone, que envolvia falsificação de dinheiro em grande escala.

Ele foi preso e julgado por ter falsificado e colocado em circulação mais de 134 milhões de dólares, o que equivaleria, nos dias de hoje, a mais de 2 bilhões de dólares.

Enviado para a prisão de Alcatraz, ele contraiu pneumonia, e morreu em 9 de março de 1947, aos 57 anos.