18 sinais de que você é viciado em viajar

Viajar é a coisa mais legal do mundo, e desperta esse sentimento indescritível dentro de você, satisfaz seu corpo e alma. Essa felicidade insana o acompanha a qualquer hora, em qualquer lugar.

Viajar é uma promessa de experiências e aventuras inesquecíveis. A cada viagem você cresce e se sente evoluído como pessoa. A cada retorno para casa, já começa a planejar a próxima aventura. É uma sensação de realização, de entendimento das coisas que realmente importam na vida – e é tão viciante!

Listamos abaixo 18 sinais de que você também é um viciado em viajar:

18 sinais de que você é viciado em viajar!

1 – Você mal chega em casa e já começa a planejar a próxima viagem

Você acabou de chegar em casa e parece que não consegue aquietar seu espírito aventureiro. As lembranças de sua última viagem flutuam em sua cabeça e fazem você sonhar com ainda mais países para visitar. Você conversou com alguém na estrada que contou histórias incríveis sobre Cuba ou Portugal. Olhando para a sua lista de desejos, você lembra que sua viagem à Islândia tem sido um sonho seu a vários anos.

O planejamento que você faz antes de viajar é geralmente uma das melhores partes. Essa emoção e curiosidade que se acumulam quando você está lidando com um novo destino traz sensações de formigamento ao seu corpo e só se dissolvem quando você vê o lugar com seus próprios olhos. Esse sentimento de que você já está planejando sua próxima aventura quando chegar em casa é um primeiro sinal claro de que você também é viciado em viajar!

2 – Reservar um voo é uma sensação incrível para você

Depois de escolher um novo destino, planejar o itinerário e definir uma data, é hora de reservar os voos. Você procura ofertas e pesquisa em várias plataformas. Uma vez que você o encontrou, chega o momento que invade seu humor: você clica para reservar sua viagem! Um fogo de artifício de felicidade se espalha através de você e a expectativa vai a mil!

A partir desse momento cai a ficha; Em breve, é hora de você arrumar suas coisas e embarcar em uma nova aventura!

3 – Você gasta todas as suas economias em viagens

18 sinais de que você é viciado em viajar - Você gasta todas as suas economias em viagens
Imagem de TheAndrasBarta por Pixabay

As pessoas que ainda não te conhecem bem podem estranhar que você colecione histórias incríveis sobre viagens a diversos países, mas compra móveis de lojas populares e usa o mesmo carro a mais de 10 anos. Afinal, nada disso é prioridade para você.

Desde que começou a viajar, suas prioridades mudaram completamente. Em vez de ficar por dentro dos gadgets mais recentes ou de fazer compras loucas, você está economizando dinheiro para novas aventuras. Você pensa duas vezes antes de desperdiçar 100 reais em uma nova peça de roupa, quando sabe que pode usar esse dinheiro para pagar uma diária num hostel no Peru.

4 – Você fica inquieto se não tiver outra aventura em vista

Você está inquieto, entediado e irritado. A razão para isso não é trabalho ou algo assim. Não, você simplesmente não tem um objetivo em vista. Você quer sair do “cotidiano” novamente, e deseja experimentar novas aventuras no mundo e sair de casa pra variar – não importa se é uma pequena aventura ou uma grande e longa viagem. Você sente uma enorme satisfação ao procurar voos para a Nova Zelândia, Ásia e Europa. Ter uma viagem em vista, planejar e ver tudo se tornando concreto é tudo o que você precisa para ter energia para viver a sua rotina até o próximo check-in.

5 – Você adora acompanhar blogs de viagens

Você dedica uma boa parte do seu tempo online pesquisando sobre destinos e lendo blogs de viagens que o inspiram a procurar novas aventuras e sonhar com lugares distantes. Você sempre encontra exatamente o que procura, incluindo dicas úteis de planejamento de itinerário, lugares fora dos roteiros mais conhecidos e as atividades mais quentes da região.

6 – Você tem moedas de vários lugares na sua gaveta

Nos últimos meses e anos, você acumulou notas e moedas de vários países.

Após cada aventura, novas moedas são adicionadas à sua carteira e sua pequena coleção continua a crescer. Ao invés de torrar os últimos trocados no Starbucks do aeroporto, você prefere levar para casa e guardá-los para quando voltar.

7 – Você tem amigos no mundo todo

Viajar torna incrivelmente fácil conhecer novas pessoas! Você conhece pessoas em albergues, cafés e até tours em grupo na natureza. Mesmo que os primeiros diálogos com novas pessoas sejam os mesmos, a probabilidade é grande de que elas tenham muito em comum e tenham o mesmo espírito aventureiro que você.

As pessoas que encontramos nas nossas aventuras pelo mundo são as melhores pessoas para falar sobre viagens por horas! Desses encontros, algumas pessoas você nunca mais verá, outras virarão contatos no Facebook, e outras poderão evoluir para amizades reais que persistem por milhares de quilômetros, mesmo após o término da sua viagem!

Graças a viagem, você tem amigos de outros lugares do mundo que você pode visitar. E, é claro, eles podem mostrar o país deles e fazer com que você se sinta em casa! Existe coisa melhor?

8 – Você está sempre estudando idiomas

Não importa o país, uma bebida depois de um dia de aventura e adrenalina sempre rola! Seja na praia ao pôr do sol ou em um bar legal no centro da cidade, você desenvolveu essa habilidade para se conectar rapidamente com as pessoas. Os viajantes e os habitantes locais costumam ser muito abertos na maioria dos países e adoram conversar com você. Seja Salud, Skal ou Chái Yó, você pode brindar em qualquer idioma e até mesmo dizer uma piada engraçada!

A experiência de uma viagem para outro país se torna muito mais divertida se você pelo menos arranhar o idioma local. Isso facilita a sua vida desde o aeroporto, até os passeios e hospedagem. Por isso, especialmente para as viagens planejadas com vários meses de antecedência, vai ser comum que você aprenda algumas palavras, frases, e até mesmo se aprofunde na linguagem. Hoje em dia ferramentas como Duolingo, iTalki e canais do YouTube tornaram isso muito mais acessível,

9 – Seu guarda-roupas é composto quase apenas por roupas funcionais

Esteja você no clima quente do Norte e Nordeste ou nas regiões mais frias do Sul, suas roupas são funcionais acima de tudo! De camisas para ajudá-lo a suar menos, a blusas leves, suas roupas estão preparadas para qualquer aventura!

Roupas para caminhada, tênis resistentes, roupas de banho, calças impermeáveis, jaqueta corta-vento, segunda-pele, sapatos para neve, tudo isso faz parte do seu vocabulário e guarda-roupas.

10 – Você consegue dormir em qualquer lugar

Uma indicação clara de que você é um viajante profissional e totalmente rotineiro é que você pode deitar em qualquer lugar e adormecer facilmente. Seja em um avião, trem ou ônibus, quando estiver cansado, você poderá mergulhar na terra dos sonhos após alguns minutos! Você tira proveito de longas escalas nos aeroportos e tira uma soneca. Você é mestre em usar sua mochila como travesseiro – sua cama está sempre pronta! Isso te dá a grande vantagem de não ser atormentado pelo fuso horário em seu novo país, para que você possa mergulhar em sua aventura o quanto antes!

11 – Você conhece aeroportos pelo código

18 sinais de que você é viciado em viajar - Você conhece aeroportos pelo código
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Você já mencionou em uma conversa que em breve estará voando do GRU para JFK e seus amigos não têm idéia do que você está falando? Se você está procurando um voo, ignora completamente o nome do seu destino e usa o código do aeroporto? Como viajante frequente, os códigos de aeroportos são bastante normais para você, porque você já viu muitos aeroportos no mundo – muitos deles várias vezes!

Você sabe exatamente quais aeroportos têm Wi-Fi gratuito e onde pode obter o melhor café. Esta é uma indicação clara de que você viajou muito pelo mundo – e não tem planos de parar!

12 – Sua lista de destinos é infinita

Há algum tempo, você criou uma lista de todos os lugares que deseja visitar e todas as aventuras que deseja experimentar. O objetivo era trabalhar gradualmente na lista. Agora, no entanto, ocorreu o inverso: sua lista de viagens está ficando cada vez mais longa, em vez de mais curta – você está sempre procurando uma nova aventura! Sua curiosidade sobre o mundo é tão grande e sua lista se torna tão longa que você só tem uma solução: faça da sua vida uma viagem!

Mas nunca se trata de marcar a lista o mais rápido possível, e você sempre quer passar mais alguns dias no país. Você sempre quer experimentar autenticamente suas novas aventuras de viagem o máximo possível!

13 – Para você, lar não é um lugar, mas uma sensação

O que é o lar? Como viciado em viagens, você quase nunca está em casa. Mas isso não é tão ruim, porque o mundo inteiro agora é sua casa! Quanto mais você viaja, mais se sente em casa em muitos lugares do mundo. Para você, o lar nunca é realmente um lugar específico, mas um sentimento. É uma sensação de pertencer e o fato de você estar confortável e feliz.

Seu vício em viagens faz de você um verdadeiro cidadão do mundo, porque você se sente em casa em qualquer lugar do mundo.

14 – Seu passaporte está cheio de carimbos de todos os lugares

Uma evidência absolutamente clara de seu vício em viajar é o seu passaporte. Todos os países distantes para os quais você viajou e todos os lugares em que deixou pegadas têm um carimbo no seu passaporte. A cada poucos anos, você chega ao ponto em que fica difícil para os funcionários encontrarem um canto gratuito para marcar quando você entra em um novo país – é hora de solicitar um novo!

15 – Sua sala está cheia se souvenirs do mundo todo

Para cada destino, você traz na bagagem lembranças e…souvenirs! Mesmo que você diga para você mesma que sua estante já está cheia demais, é inevitável topar com o objeto ideal que representa perfeitamente a atmosfera dos lugares incríveis que você visitou.

Canecas, ímãs, e objetos de decoração variados estão por toda parte na sua casa, e eles são especiais para você pois cada um conta uma história.

16 – Você tem gigas e mais gigas de fotos

É inevitável, para qualquer lugar que você vá, são milhares de fotos. Afinal, você quer capturar aquele momento, aquela vista, por que são tantos destinos para visitar que você não sabe quando, e se, vai voltar. Quando bate aquela nostalgia, é hora de abrir suas pastas intermináveis de fotos para trazer algumas memórias de volta.

Além disso, você escolhe as suas fotos favoritas para imprimir, fazer álbums, postar nas redes sociais, e até fazer itens de decoração para sua casa, como foto telas em canvas, posteres e impressões maiores com moldura para pendurar na parede.

17 – Você é o consultor oficial de viagens do seu círculo de amigos e familiares

As pessoas que convivem com você sabem da sua paixão por viajar, e também da sua experiência em planejar roteiros. Então, quando eles estão embarcando em suas próprias aventuras, e aparecem dúvidas, sejam elas de iniciantes ou não, seus amigos e familiares logo pensam em você.

Para alguns deles, você inclusive foi a maior inspiração e incentivo, para que eles saíssem da rotina e percebessem que não se pode perder tempo, e devemos realizar nossos sonhos de viajar pelo mundo o quanto antes. Nada de esperar pela aposentadoria.

18 – Você adora ouvir sobre as viagens dos seus amigos

Você que coleciona experiências em viagens, já sabe que contar sobre elas também é muito bom. Este aliás é o motivo para muitas pessoas começarem blogs de viagens. Porém, sabemos também que quando quando está em seu círculo de amigos e familiares, nem todos estão interessados. Isso é compreensível, pois muitos não tem as viagens como prioridades em suas vidas, e não tendo também histórias para compartilhar, consequentemente não ficam empolgados e curiosos para ouvir as suas.

Por outro lado, você fica super interessado e empolgado ao saber que algum amigo fez uma viagem, e adora ouvir em detalhes as histórias que eles tem para contar, e trocar experiências. Com algumas você se identifica, lembrando de suas próprias experiências, e outras te inspiram a adicionar mais um destino naquela sua lista enorme.

Viva o sonho e faça do mundo a sua casa!

Se você se identificou com grande parte desses itens, o diagnóstico é óbvio: você é viciado em viajar! Seu desejo de ver o mundo é insaciável e a liberdade que você experimenta ao viajar é ilimitada. Se você fica em casa por muito tempo ou não tem novas jornadas no horizonte, se sente sem propósito na vida. Mas quando você reserva um novo voo, você se sente como uma pessoa diferente! Cheio de ansiedade, você começa a planejar. Sua próxima viagem está chegando – sua próxima dose de adrenalina e felicidade! Afinal, tudo o que levaremos dessa vida são experiências e momentos felizes, não é mesmo?

Você também vai gostar de ler: