Quais suculentas e cactos são seguros para os pets?

Se você é um amante de suculentas e cactos, as queridas plantinhas que caíram no gosto popular, certamente já deve ter se perguntado se elas são seguras para os seu animais.

Afinal, é bastante comum que os pets fiquem curiosos e queiram prová-las, ou mastiguem suas folhas quando se sentem entediados dentro de cada. A boa noticia é que a maioria das suculentas e cactos são completamente inofencivas para os animais. Porém, antes de adquirir uma nova plantinha, é importante saber se ela é segura para os gatos e cães que dividirão o espaço com elas.

Confira abaixo uma lista das suculentas e cactos mais comuns que são inofensivas para os pets:

Echeveria

A Echeveria é uma família de suculentas em forma de rosetas, nativas das regiões semi-desérticas da América Central. As echeverias são inegavelmente uma das suculentas mais populares, graças às suas rosetas encantadoras, com lindas folhas carnudas que armazenam água. A maioria das echeverias são conhecidamente não tóxicas para os animais, então elas são uma boa opção para você que ama seus pets e também as suculentas.

echeveria não é tóxica
Variedades de Echeveria

Aeonium

Crescendo para cima e para fora, o gênero de suculentas Aeonium pode atingir até um metro de altura! Formada como uma roseta que se espalha, essa planta é monocarpica – quando um caule específico floresce, ele morre novamente, e cada caule é capaz de florescer apenas uma vez.

As aeonium toleram sol e sombra, e não precisam de muita rega. São relativamente faceis de cuidar, o que as torna uma suculenta ideal para iniciantes. Além disso, são consideradas seguras para os pets.

Aeonium não é tóxica
Variedades de Aeonium

Haworthia zebra

A haworthia zebra é uma das espécies mais populares da Haworthia. Suas folhas são finas e verde-escuras, com linhas horizontais brancas que se assemelham às faixas de zebra. A haworthia zebra é frequentemente cultivada como uma plantinha interna, devido à sua aparência atraente e baixa manutenção. Felizmente, ela é inofensiva para pets. Entretando, tome cuidado para não confundi-la com a aloe-vera ou com a espadinha, pois essas são suculentas tóxicas para os animais.

Haworthia zebra não é tóxica
Haworthia zebra

Sempervivum

Sempervivum são plantas perenes suculentas que formam esteiras de rosetas lindas e compactas. Eles compensam prontamente e são perfeitos como cobertura de solo. As plantas Sempervivum são fáceis de cultivar, porque podem prosperar em temperaturas frias ou quentes com um nível de luz baixo ou forte. E o melhor de tudo, são seguras para os pets.

Sempervivum não são tóxicas
Varoedades de Sempervivum

Rabo-de-burro

Sedum Burrito, também conhecido como Rabo-de-burro, é nativo do México. É uma planta suculenta perene de fácil cultivo e pode tolerar qualquer tipo de solo com boa drenagem. Possui folhas verde-prateadas arredondadas e carnudas, densamente embaladas em hastes penduradas.

Devido a suas folhas, ela pode ser confundida com a suculenta colar-de-pérolas que é tóxica para os animais. Portanto, fique atento ao fazer a compra. A rabo-de-burro possui folhas em formato de gota, enquanto a colar-de-pérolas possui as folhas bem redondas.

Suculenta rabo-de-burro não é tóxica.
Suculenta rabo-de-burro

Flor de Maio

O cacto flor-de-maio floresce em lindas flores rosa-avermelhadas. Esta planta doméstica popular, com flores de inverno, é uma ótima pedida para praticamente qualquer ambiente interno. A flor de maio não é apenas fácil de cuidar, mas também se propaga facilmente. Além disso, os donos de pets podem ficar tranquilos pois ela é segura para pets.

Flor de maio não é tóxica
Flor de maio

Além destas apresentadas, existe uma infinidade de suculentas que podem coexistir sem problemas no mesmo ambiente que os seus animais domésticos. Antes de adquirir uma suculenta ou cacto novo, é aconselhável pesquisar especificamente pela espécie da planta, e descobrir se ela é segura ou não.

Entretando, independente da toxidade, nada mais sábio do que manter as plantas longe do alcance dos pets, desta maneira, todos estarão a salvo e felizes.

Fonte:
https://succulentsbox.com/blogs/blog/toxic-and-non-toxic-succulents-for-pets

Você também vai gostar de ler: