As suculentas são tóxicas para cães e gatos?

As suculentas são plantas domésticas que vêm crescendo em popularidade nos últimos anos, especialmente pela variedade de espécies e facilidade de cuidados. Devido a essa popularidade, e ao uso delas como decoração em ambientes internos, elas podem ser facilmente acessíveis aos cães.

Entretando, o que poucos donos de pets sabem é que, ao adquirir uma suculenta, é necessário sempre tomar o cuidado de evitar algumas espécies que, se injeridas por eles, podem fazer mal aos nossos amados pets.

A lista de plantas suculentas venenosas para cães inclui algumas bastante comuns. Portanto, saber diferenciar quais suculentas são tóxicas e quais são seguras para se ter em casa, pode salvar a vida do seu animal algum dia.

Quais suculentas são tóxicas para os pets?

Se o seu cachorro ou gato injerir uma das seguintes suculentas, de fato ele poderá apresentar uma variedade de sintomas, dependendo de qual planta ele comeu. Confira abaixo uma lista das suculentas venenosas mais comuns:

Planta Jade (Crassula argentea, Crassula ovata)

A planta jade é conhecida por vários nomes, incluindo bálsamo-de-jardim, árvore-da-amizade, e árvore-do-dinheiro. A substância na planta de jade que é tóxica para os cães é desconhecida, porém a planta jade é considerada muito tóxica para os animais domésticos. Os sintomas de toxicidade podem incluir vômito, letargia, descoordenação e baixa freqüência cardíaca.

planta jade é toxica
Planta-jade

Jade de prata (Crassula arborescens)

A jade de prata é uma variedade da planta jade. Caso o seu pet venha a comer a planta, isso pode causar sintomas tais como vômitos e náusea. Além disso, podem ocorrer também tremores, embora esse efeito colateral seja relativamente raro.

jade de prata é toxica
Jade-de-prata

Aloe (Aloe Vera)

A aloe-vera é uma planta doméstica comum conhecida por suas propriedades medicinais. No entanto, ela é tóxica para os cães se ingerida. Aloes contêm glicosídeos de antraquinona que são purgativos (medicamentos que estimulam os movimentos intestinais). Quando ingeridos, esses glicosídeos são metabolizados por bactérias intestinais, formando compostos que aumentam a produção de muco e a água no cólon. Isso pode resultar em vômito e diarréia. Outros sinais clínicos observados com a ingestão de aloe vera incluem depressão, anorexia, alterações na cor da urina e, raramente, tremores.

aloe-vera é tóxica
Aloe-vera

Espadinha (Sansevieria trifasciata)

A espadinha contém uma substância chamada de saponinas. Por este motivo, a ingestão da planta espadinha pelos pets, pode causar sintomas de toxicidade leve, como náusea, vômito e diarréia.

Espadinha é tóxica
Espadinha

Kalanchoe (Kalanchoe spp.)

O gênero Kalanchoe inclui várias espécies de plantas ornamentais semelhantes a arbustos. As plantas de Kalanchoe contêm glicosídeos cardíacos que podem causar sintomas tais quais letargia, aumento da salivação, vômito, diarréia e dor abdominal. Além disso, as Kalanchoe podem ser bastante perigosas se uma grande quantidade for ingerida, causando batimentos cardíacos irregulares e elevados, respiração difícil, fraqueza grave e colapso. Para se ter uma idéia, já foram relatados casos de morte súbita em gados pastando em áreas onde a Kalanchoe cresce naturalmente.

Existem diversas espécies de suculentas do gênero Kalanchoe, como a flor da fortuna, mãe-de-milhares, orelha-de-burro, orelha-de-gato, entre outras, portanto fique atento(a).

Kalanchoe é tóxica
Kalanchoe

Avelóz (Euphorbia tirucalli)

A avelóz é um membro do grupo de plantas Europhorbias. Também é chamada por nomes populares, como por exemplo de cega-olho, dedo-do-diabo, coroa-de-cristo, mata-verrugas, entre outros nomes. Curiosamente, o cacto possui uma seiva de cor branca que pode causar irritações na pele de humanos e cães. Se injerido, pode irritar a mucosa da boca, esôfago e estômago e causar náuseas e vômitos.

avelóz é tóxica
Avelóz

Coroa-de-cristo (Euphorbia Milii)

Outro membro da família de suculentas Euphorbia, a coroa-de-cristo tem muitos espinhos e um sabor desagradável. Geralmente não é comido por cães por causa disso. Entretanto, esta espécia compartilha a mesma seiva branca que o avelóz, e pode causar erupções cutâneas se injerida.

coroa-de-cristo é tóxica?
Coroa-de-cristo

Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)

A suculenta colar-de-pérolas também é tóxica, e pode causar letargia, dor de estômago, baba, vômito e diarréia se ingerida pelo seu pet.

Suculenta colar-de-pérolas é tóxica
Suculenta Colar-de-pérolas

O que fazer se o seu pet comer uma suculenta

Como as suculentas compreendem uma variedade de plantas, a coisa mais importante a fazer se o seu cão comer uma suculenta é identificar a planta. Se houver a possibilidade de ser uma espécie tóxica, procure auxílio veterinário, principalmente se o pet começar a apresentar sintomas de intoxicação. Porém, se a injestão foi presenciada, o quanto antes você agir e buscar informações e auxílio veterinário, melhor.

Mantenha seu cão seguro e feliz

De uma maneira geral, é sempre recomendável deixar as plantas fora do alcance dos seus pets. Particularmente se ele for daqueles que gostam de mastigar as folhas. Primeiramente, para as suculentas, procure sempre saber quais são as espécies que você tem em casa. Então, pesquise se elas são tóxicas ou não. Se forem, ou até mesmo se você ficar em dúvida, obviamente certifique-se de que fiquem fora do alcance dos animais. Afinal, animal seguro é animal feliz.

Fonte:
https://dogs.lovetoknow.com/are-succulents-poisonous-dogs
https://www.petpoisonhelpline.com/poison/aloe-vera/
https://www.humanesociety.org/sites/default/files/docs/poisonous-plantsto-pets.pdf

Você também vai gostar de ler: