Conheça 10 suculentas que gostam de sol pleno

Suculentas são conhecidas por sua natureza tolerante à pouca rega, e propriedades de retenção de água. É comum pensarmos que elas precisam de calor intenso e muita luz solar para crescer. A maioria das suculentas realmente se sai bem em locais bem iluminados e com sombra parcial, ou alguma proteção contra intensa exposição ao sol. Porém, essa regra não vale para todas as variedades. Dependendo de onde se originam, algumas espécies não toleram o sol pleno e sofrerão danos ao serem expostos ao calor intenso.

Porém, aquela parte iluminada e ensolarada do seu jardim também pode virar um jardim de suculentas. Afinal, felizmente algumas espécies de suculentas lidam melhor com o sol pleno e prosperam nessas condições.

É importante salientar que, se a sua planta não está habituada ao sol pleno, o ideal é aumentar a exposição solar aos poucos, para evitar danos a sua suculenta.

1 – Planta-jade

A suculenta crassula ovata é também conhecida como planta jade ou árvore da felicidade. Com suas hastes grossas e folhas ovais, as plantas jade têm uma aparência de miniatura de árvore, o que inegavelmente as torna muito atraentes para uso como uma planta decorativa.

As plantas jade preferem sol pleno, assim sendo, gostam de quatro ou mais horas de luz solar por dia.

planta jade prefere sol pleno

Graptopetalum macdougallii

A Graptopetalum macdougallii é uma suculenta nativa do México, que se desenvolve em forma de rosetas. Além disso, possui talas longas, com a criação de novos brotos, o que faz com que ela certamente fique bem se pendurada, ou posicionada em um pedastal de mais de 1 metro. Costuma se dar bem com sol pleno, salvo em regiões de temperaturas muito elevadas. As folhas podem apresentar uma coloração avermelhada nas pontas, dependendo da exposição solar.

Graptopetalum macdougallii

Pachyphytum compactum

A pachyphytum compactum, também conhecida como planta-diamante, é certamente uma suculenta que tolera bem o calor e sol intenso. Ela se dá bem tanto no sol pleno quando na sombra parcial. Além disso, ela é uma planta muito bonita, principalmente porquê se forma em rosetas de folhas volumosas, bem unidas umas as outras.

Senécio Azul

Os senécio azuis são pequenas suculentas com um adorável tom azul esverdeado e prateado, o que os torna uma opção atraente para o seu jardim. Suas folhas carnudas são finas e com aparência de dedo.

Essas plantas gostam de sol pleno. Eles precisam de luz brilhante para atingir seu verdadeiro potencial de cores. Se crescer dentro de casa, eles podem ser trazidos para o ar livre nos meses mais quentes para receber mais sol. Eles produzem pequenas flores brancas e amarelas.

Echeveria glauca

A Echeveria glauca é uma suculenta de cor cinza-azulado ou verde. Ela é nativa das áreas semi-desérticas do México, noroeste da América do Sul e América Central. A echeveria glauca cresce em forma de lindas rosetas, e cada roseta pode crescer até 20 cm.

Além disso, as folhas são ovais e bastante carnudas. As bordas e as pontas das folhas podem ter tons de vermelho, marrom, rosa ou gelo nas pontas. Ela requer espaços bem iluminados para florescer. É perfeita para uma janela ensolarada, pois gosta de climas de sol pleno.

Echeveria glauca

Orelha de elefante

A suculenta orelha de elefante (kalanchoe luciae) tem folhas planas lisas, que chegam a um vermelho bonito nas pontas, com a quantidade certa de luz solar. Prefere sol pleno, ou ao menos algumas horas de sol em meia sombra. Entretanto, tenha cuidado ao ter a orelha de elefante no seu jardim se você possui animais transitando por lá, pois as folhas são tóxicas.

Orelha de elefante

Portulacaria afra

A portulacaria afra é uma planta suculenta, com folhas carnudas e brilhantes que cresce como um pequeno arbusto. Devido a sua aparência de árvore em miniatura, ela é muito utilizada para a preparação de bonsais. Ela cresce melhor em temperaturas quentes e luz solar abundante. Após um período adormecido no inverno, o portulacaria afra pode produzir pequenas flores na cor rosa, agrupadas em cachos nas extremidades dos galhos.

Portulacaria afra

Sedum pachyphyllum

Esta suculenta verde-acizentada tem folhas curtas e grossas, e um caule amadeirado. Além disso, ela pode te presentear com flores amarelas no verão. A sedum pachyphyllum gosta de sol pleno, ou ao menos sol parcial. Par obter o melhor de sua suculenta, plante em uma área do seu jardim que receba ao menos 6 horas de luz solar por dia. Porém, se plantar em ambientes fechados, posicione o vaso em um local com muita luz solar, como em frente a uma janela.

Sedum pachyphyllum

Graptoveria fantome

A graptoveria fantome forma rosetas grandes com até 15 cm de diâmetro. Suas folhas são carnudas, de cor azulada, dependendo da exposição à luz. É uma planta híbrida da graptopetalum paraguayense e da echeveria elegans. Graptoverias são resultado do cruzamentos híbridos entre Graptopetaluns e Echeverias.

Devido a esse parentesco misto, eles formam um gênero diverso, mas a maioria é de baixo crescimento, cultivada por suas belas formas e cores. Necessita de uma boa drenagem e especialmente, bastante sol.

Graptoveria fantome

Graptopetalum paraguayense

A Graptopetalum paraguayense, conhecido por planta fantasma, tem folhas verde-azuladas tingidas com uma mistura de lavanda, rosa e azul. Além disso, as hastes se estendem e se alongam à medida que crescem e consequentemente tendem a sair para fora do vaso.

Ela se sai muito bem exposta aos elementos naturais. Assim, para manter essas plantas realmente felizes, elas precisam de aproximadamente 4 a 6 horas de luz solar por dia.

Graptopetalum paraguayense

Você também vai gostar de ler: