Conheça o Narval: o Unicórnio dos Mares

A lenda do unicórnio, símbolo de mágica, pureza e graça, meche com a imaginação de nós seres humanos desde a antiguidade.  

Os oceanos também possuem o seu próprio unicórnio, e existe uma grande diferença entre eles e os unicórnios que nossas crianças tanto amam: Eles são reais!

Este mamífero, parente das baleias e golfinhos, encanta os mares com seu imponente chifre.

Um narval adulto pode medir entre 3.5 e 6 metros, e pesar até 1,5 toneladas, e são as baleias que vivem mais ao norte do planeta.

Para que os narvais usam o seu chifre?

Para que os narvais usam o seu chifre?

O chifre na verdade é um dente alongado, que se projeta a partir do lábio superior do macho. Por outro lado, é raro encontrar narvais fêmeas com o dente proeminente, além do mais, quando encontradas, seus dentes são bem menos desenvolvidos que os dos machos.

O chifre dos narvais é espiralado e mede de 2 a 3 metros. Sim, são bem longos se comparado ao comprimento do animal em si.

Seus chifres servem como um sensor de temperatura, salinidade e pressão da água. Por muitos anos, os cientistas não sabiam exatamente qual era a utilidade principal desse “dentão”.

Porém, segundo a BBC, o mistério foi finalmente descoberto por cientistas canadenses.

Além de servir como um sensor, o chifre é utilizado para a caça. Os narvais utilizam o seu enorme chifre como se uma espada, golpeando os bacalhaus para que sejam prezas fáceis.

Do que os narvais se alimentam?

Do que os narvais se alimentam?

Narvais se alimentam essencialmente de peixes, lulas e camarão. Entre os peixes preferidos, estão o alabote da Groenlândia e o bacalhau da região ártica e polar.

Para onde viajar para ver narvais?

Se você quer viajar para ver narvais, você precisa viajar ao norte, mas bem ao norte mesmo. Eles podem ser encontrados em todo o norte do mar do Ártico, próximos a linha do gelo.

Observar narvais é uma tarefa quase impossível para turistas comuns. Para chegar onde eles estão, você precisa ir com uma expedição.

Para onde viajar para ver narvais?

Apesar disso, segundo whaletrips.org, as melhores chances de encontrá-los são durante o verão e primavera, ao longo da costa da Baía do Ártico, Pond Inlet ou Baía de Resolute, todos na região do Ártico Canadense. Também existe chance de vê-los em Thule, no norte da Groenlândia, ou Umanak e Qeqertarsuaq no oeste da Groenlândia.

Entretanto, existem expedições privadas que levam turistas para ver narvais e ursos polares, mas prepare o bolso! Por serem tão exclusivas e de difícil acesso, tais expedições incluem aviões particulares e custam milhares de dólares por pessoa.

Para finalizar, agora que você já conhece um pouco sobre os narvais, se alguém lhe disser que unicórnios não existem, diga que sim, eles existem. Só não estávamos procurando no lugar certo. 

Você também vai gostar de ler: