A Aranha Pavão Dança Para Salvar a Própria Vida

A aranha pavão, ou maratus pavonis, é um gênero de aranha muito curioso, encontrada ao longo do sul da Austrália, incluindo a Tasmânia.

Essa aranha tão pequenina cresce no máximo até 0,5cm para as fêmeas, ou 0,4cm para as machos.

A aranha pavão é pequena em tamanho, mas grande em beleza.
A aranha pavão é pequena em tamanho, mas grande em beleza.

Falando nos machos, são eles que possuem a característica que torna as aranhas pavão tão encantadoras para nós seres humanos. Eles possuem um traseiro super colorido. Aliás, este também é o motivo pelo qual elas são chamadas de aranha “pavão”.

As fêmeas são bem mais simplistas. Elas possuem um tom marrom, ou acinzentado, no corpo todo.

Aranha pavão fêmea com seu bebê
Aranha pavão fêmea com seu bebê

Por que as aranhas pavão dançam?

A princípio, as aranhas pavão macho dançam por um único motivo: impressionar as fêmeas.

A Aranha Pavão Dança Para Salvar a Própria Vida
Dança de uma aranha pavão macho

As aranhas pavão fêmeas são realmente difíceis. Para conquistá-las, você precisa de duas coisas: Um traseiro colorido e atraente, e um belo gingado para sacudi-lo habilidosamente.

Para preencher esses requisitos, as aranhas pavão macho desenvolveram um traseiro multi colorido, e danças com coreografias requintadas para requebrá-lo com estilo.

A coreografia é única e diferente para cada espécie de aranha pavão. Entretanto, a maioria delas envolve sensuais acenos com as pernas, e habilidosos movimentos de bumbum. Além disso, podem haver movimentos sofisticados como levantar a parte colorida do traseiro, move-la como um transformer, acenar freneticamente as perninhas, andar de um lado pro outro, entre outros.

Assista a encantadora dança dessas coloridas pequeninas.

E se por acaso isso não for o suficiente para conquistar a fêmea, ele pausa a coreografia para batucar no chão… ou na cabeça da fêmea. As aranhas não possuem orelhas, então elas ouvem através de pequenos órgãos em suas pernas. As vibrações das batucadas viajam através do chão e sobem através das pernas da fêmea.

Se o gingado agrada a fêmea, o macho encerra a performance e vai logo para o que interessa: o acasalamento.

Aranhas pavão no acasalamento.
Aranhas pavão no acasalamento.

Mas o fato mais chocante é que, se a performance não agradou a fêmea, o macho está literalmente acabado. Isso porque as fêmeas apreciam devorar os machos, especialmente os que ela não considera bons dançarinos.

Outro fato que pode ser fatal para o macho, é se ele tentar agradar a fêmea errada. Afinal, a performance dele jamais irá agradar uma fêmea que já se acasalou, e não está interessada nessas coisas mais. Aí é ainda mais provável que ele seja comido pela fêmea.

Ou seja, o macho dança não somente para ser escolhido para reproduzir, mas ele também dança para salvar sua própria vida. Como você se sairia dançando sob essa pressão?

Você também vai gostar de ler: