Ameba comedora de cérebro é encontrada em água de abastecimento no Texas

A presença na água de uma ameba, chamada de Naegleria fowleri, e conhecida também como “comedora de cérebro”, está assustando moradores de algumas cidades nos Estados Unidos. Este parasita pode causar uma infecção no cérebro, que na grande maioria dos casos é fatal.

As pessoas geralmente acabam se infectando quando vão nadar ou mergulhar em locais de água doce quente.

Um adolescente de 13 anos morreu na Flórida em setembro deste ano, por consequência de uma infecção causada por esta ameba. Ele ficou doente após férias com a família em um acampamento no norte da Flórida, onde existe um lago e um parque aquático. Ele foi hospitalizado após apresentar sintomas, mas foi declarada morte cerebral poucos dias depois.

Ameba comedora de cérebro encontrada em águas de abastecimento público

Na mesma época, após a morte de um menino de 6 anos, autoridades de saúde encontraram a presença do micróbio na reserva de abastecimento da cidade de Lake Jackson, no Texas, uma cidade com mais de 27.000 habitantes. Foram também encontradas evidências da ameba comedora de cérebro em uma mangueira na casa do menino.

Oito comunidades do Texas haviam inicialmente sido instruídas a não usar o abastecimento de água por qualquer motivo, exceto para dar descarga nos banheiros. O alerta foi suspenso no dia seguinte, exceto para Lake Jackson.

Autoridades em Lake Jackson disseram que estavam desinfetando o abastecimento de água, mas não sabiam quanto tempo isso levaria. Os residentes também foram orientados a tomar outras medidas, incluindo não permitir que a água entrasse em seus narizes durante o banho.

A cidade alertou que crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido são “particularmente vulneráveis”.

E esta não é a primeira vez que a ameba é encontradas em águas de abastecimento público nos Estados Unidos. Um condado da Louisiana teve seu teste de sistema de água positivo para ameba, mais de uma vez nos últimos anos. Uma das vítimas era um homem que usava a água da torneira de sua casa em um higienador nasal (lota). O outro era um menino de quatro anos que teve contato pelo nariz com a água infectada, enquanto brincava no quintal, em 2013.

Em qual tipo de água a Naegleria fowleri vive?

A Naegleria fowleri ocorre naturalmente no solo ou em água doce, e é encontrada em todo o mundo. Geralmente infecta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz e segue para o cérebro.

Esta ameba é um organismo que ama o calor (termofílico). Ela cresce melhor em temperaturas mais altas de até 46° C, e pode sobreviver por curtos períodos em temperaturas mais altas. É menos provável que seja encontrado na água à medida que as temperaturas diminuem. Porém, ela pode ser encontrada em sedimentos de lagos ou rios em temperaturas mais baixas, onde sobrevive comendo bactérias encontradas nesses locais.

As águas nos EUA estão ficando mais quentes, e isso é favorável para as amebas. As infecções por N. fowleri aumentam nos estados do sul no verão à medida que o clima fica mais quente.

Mas, à medida que as temperaturas aumentam com o aquecimento global, há mais água doce disponível em altas temperaturas, dando a N. fowleri uma maior variedade de opções de moradia.

Esta é sem dúvidas uma preocupação global, e não fica restrito somente aos EUA. Em 2019, houveram 16 mortes causadas pela ameba no Paquistão, e duas na Costa Rica em 2020.

As infecção pela Naegleria fowleri são realmente raras como dizem?

As infecções têm sido relativamente raras nos Estados Unidos, 145 casos foram documentados desde os anos 60, 34 destes relatadas entre 2009 e 2018. Entretanto, alguns especialistas dizem que os casos estão se tornando mais comuns à medida que as águas do hemisfério norte esquentam, tornando-se hospitaleiras para esses parasitas mortais.

A taxa de mortalidade para esta infecção é de 97%. Apenas quatro das 145 pessoas infectadas conhecidas sobreviveram.

O Centro de Controle de Doenças americano (CDC) diz que as pessoas não podem ser infectadas engolindo água contaminada e ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da infecção pelo Naegleria fowleri?

(Imagem: London School of Hygiene and Tropical Medicine/Science Photo Library)

As pessoas infectadas com Naegleria fowleri apresentam uma infecção chamada de Meningoencefalite Amebiana Primária, conhecida por MAP. Os sintomas incluem febre, náuseas e vômito, bem como torcicolo e dores de cabeça.

Os sintomas são semelhantes aos da meningite, por isso é fácil para os pacientes serem mal diagnosticados. Em alguns casos, o paciente recebe um tratamento de meningite, e após 2 ou 3 dias, percebem que não está funcionando. E nessa hora é tarde demais, porque o paciente pode estar com dano cerebral ou até mesmo morto.

Em 2013, duas crianças se tornaram as primeiras sobreviventes desse parasita no século 21, porque foram tratadas rapidamente com um medicamento para câncer de mama. Um deles, uma menina de 12 anos, voltou à escola, mas o outro, um menino de 8 anos, infelizmente sofreu danos cerebrais.

O diagnóstico tardio contribui para a alta taxa de mortalidade. Além disso, a falha na detecção da doença leve especialistas a estimarem que tais infecções sejam bem mais frequentes do que as estatísticas nos dizem.

Fontes:

Capa: Imagem de 955169 por Pixabay

https://www.bbc.com/news/amp/world-us-canada-54313110

https://www.webmd.com/brain/news/20200911/florida-teen-dies-from-brain-eatring-amoeba

https://www.insider.com/brain-eating-amoeba-case-florida-officials-say-avoid-tap-water-2020-7

https://www.insider.com/rise-of-brain-eating-amoeba-naegleria-fowleri-in-us-waters2020-7

https://www.cdc.gov/parasites/naegleria/general.html

Você também vai gostar de ler: