Conheça os benefícios do chá de alecrim

Um arbusto perene nativo da região mediterrânea, o alecrim é uma especiaria usada em várias cozinhas ao redor do mundo. Ele é usado há centenas de anos por suas qualidades medicinais, e uma das formas mais populares de usá-lo é como chá. Conheça abaixo tudo sobre o chá de alecrim: seus benefícios, e fatos mais curiosos e surpreendentes.

O chá de alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva perene muito conhecida por seu perfume inigualável, que pertence à família da hortelã (Lamiaceae) e é nativa da região mediterrânea.

Além de ser usado na culinária, na medicina, na preparação de fragrâncias e para outros fins estéticos, o alecrim ganhou imensa popularidade devido aos benefícios que seu chá oferece.

O chá de alecrim é uma preparação simples que cheira a mata fresca e a mar. Tem um sabor relaxante e pode ser combinado com limão fresco, menta, camomila e mel.

Continue lendo para descobrir os benefícios desta bebida tão delicada

Quais são os benefícios do chá de alecrim?

O chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde
O chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde

O chá de alecrim é rico em diterpenos, flavonóides, derivados fenólicos, glicosídeos e outros fitoquímicos que lhe conferem propriedades medicinais. Ele ajuda na perda de peso, aumenta a memória, combate radicais livres e auxilia na digestão. Aqui está uma lista das maravilhas que este chá pode fazer por você:

Auxilía no tratamento de Alzheimer e doenças relacionadas

A medicina tradicional usava alecrim para melhorar ou para diminuir a perda de memória. A doença de Alzheimer é uma condição que causa demência grave e degeneração de células neuronais em pessoas acometidas.

O chá de alecrim possui diterpenos, que inibem a morte celular neuronal e possuem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antidepressivas e ansiolíticas. Portanto, tomar chá de alecrim pode ajudar a desacelerar a perda de memória e a deficiência.

Os diterpenos são uma classe estruturalmente diversa de compostos naturais, amplamente distribuídos na natureza. Esses compostos têm atraído atenção crescente devido às suas interessantes atividades biológicas e farmacológicas. O fármaco anticâncer taxol, usado na terapia contra o câncer de ovário, de mama e de pulmão, é um exemplo de diterpeno usado como medicamento.

Auxilia na perda gradual de peso

Os componentes fitoquímicos deste chá inibem a atividade da lipase – uma enzima que quebra as gorduras para gerar lipídios.

Como a lipase fica inativa, não há decomposição das gorduras. Consequentemente você se sentirá mais satisfeito, o que ajuda na diminuição da ingestão de alimentos.

Protege as células dos radicais livres

O chá de alecrim possui componentes específicos como o ácido rosmarínico e o ácido cafeico, que são antioxidantes potentes e antiproliferativos que podem proteger as células dos danos dos radicais livres. Por consequência podem auxiliar na prevenção e tratamento de câncer em vários órgãos.

Alivia o estresse e a ansiedade

Incluir chás de ervas como o chá de alecrim em sua dieta traz mudanças significativas em seus níveis de estresse.

Ele contém ácido ursólico e ácido rosmarínico que apresentam efeitos antioxidantes e antidepressivos. Eles ajudam a combater o estresse e controlar o esgotamento e a ansiedade.

O chá de alecrim aumenta seus níveis de tolerância e o acalma ao trabalhar seu cérebro e seus hormônios de forma eficaz, ao contrário de drogas esteróides que têm repercussões negativas.

Ajuda na digestão e previne a obesidade

Nem todos os micróbios são prejudiciais. Saiba que nós abrigamos um monte deles em nosso intestino, e que nós de fato precisamos deles lá.

A composição desses micróbios afeta sua digestão e absorção. O chá de alecrim auxilia no crescimento dessas espécies benéficas (Lactobacillus, Bifidobacterium, etc.), o que auxilia na absorção seletiva de fibras e na quebra de lipídios, ajudando a evitar a obesidade.

Protege seu fígado de danos

O chá de alecrim tem compostos bioativos que têm propriedades antiinflamatórias e eliminadoras de radicais livres.

O carnosol é um composto que protege as células do fígado do estresse químico e da inflamação. O chá de alecrim inibe a formação de peróxidos nocivos no fígado e preserva a integridade estrutural dos hepatócitos.

Tem propriedades anti-envelhecimento

Devido à presença de poderosos antioxidantes e fitoquímicos antimicrobianos, o chá de alecrim é um santo remédio para a pele. Beber ou aplicar pode curar infecções bacterianas ou fúngicas, lesões, acne e bolhas.

Os antioxidantes como o ácido rosmarínico eliminam os radicais livres que causam rugas, linhas finas e pigmentação. O chá de alecrim também fortalece a pele flácida para torná-la mais jovem, fresca e brilhante.

É um excelente antidiabético

O chá de alecrim contém canfeno, borneol, luteolina, hesperidina e carnosol que inibem a peroxidação lipídica e desencadeiam a produção de enzimas antioxidantes.

Esses fitoquímicos são antidiabetogênicos potentes e também podem ajudar a controlar a dependência de insulina em indivíduos diabéticos.

Ajuda no crescimento de cabelo

O chá de alecrim é uma bênção para todos aqueles que sofrem de queda de cabelo. Além disso, melhora a circulação sanguínea, transportando oxigênio e nutrientes para os folículos capilares, o que, por sua vez, estimula o crescimento do cabelo.

Enxaguar o cabelo regularmente com chá de alecrim resolverá problemas como calvície, caspa, queda de cabelo, e envelhecimento precoce.

Os antioxidantes removem qualquer acúmulo de produto e tratam infecções fúngicas do couro cabeludo, proporcionando um cabelo mais saudável.

Alivia dor e inflamação

O chá de alecrim possui propriedades antinociceptivas e pode curar dores nas articulações, inflamações e reações alérgicas dolorosas.

O chá de alecrim atua melhorando a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e eliminando os radicais livres ou o estresse químico para aliviar cólicas ou dores nevrálgicas.

É difícil acreditar que uma erva selvagem crescendo em seu quintal possa fazer tantas maravilhas por você, não é? Você não gostaria de fazer a poção mágica sozinho e sentir o gosto de suas habilidades?

Então agora chegou o momento de aprender a fazer chá de alecrim. Role para baixo para ver as receitas.

Como fazer o chá de alecrim?

Ingredientes:

  • Uma colher de chá de folhas e caules de alecrim (secos, frescos ou em pó)
  • Uma xícara de água filtrada
  • Uma colher de mel (opcional)

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver em um bule, após fervura desligue.
  • Adicione a erva de alecrim à água e deixe em infusão por 6 minutos.
  • Coe a mistura em sua xícara de chá favorita.
  • O chá já é suave e refrescante assim, mas se preferir adicione uma colher de mel e misture bem.
  • Sente-se e saboreie!

Qual quantidade de chá de alecrim deve ser ingerida por dia?

É seguro tomar de uma a três xícaras por dia. Consulte o seu médico se quiser consumir mais do que a dosagem recomendada, pois uma eventual super dosagem pode ter possíveis efeitos colaterais graves, tais como riscos a gravidez e piora em convulsões,

Também, se você é alérgico a aspirina ou salicilato, você pode desenvolver alergia ao chá de alecrim.

Apesar disso, os efeitos colaterais são raros, e se ingerido na quantidade recomendada, os benefícios são consideráveis.

Fontes:

https://www.stylecraze.com/articles/health-benefits-of-rosemary-tea/

https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-3-642-22144-6_192

Você também vai gostar de ler: