Descubra como o aquecimento global pode ter contribuído com a morte de mais de 350 elefantes

Desde maio de 2020, mais de 350 elefantes caíram mortos nos pântanos do Delta do Okavango, em Botswana. Desde então, iniciou-se uma investigação para determinar a causa dessas mortes misteriosas.

A caça foi uma hipótese descartada logo no início. Todos os 350 elefantes foram encontrados com as presas intactas, sugerindo que os caçadores de marfim não eram os responsáveis. Isso é reconfortante, já que Botswana mantém uma população de cerca de 130.000 elefantes, mais do que qualquer outro país da África.

Agora, os cientistas podem finalmente ter encontrado a causa da morte desses elefantes. O culpado , ou pelo menos um deles, parece ser neurotoxinas cianobacterianas espalhadas por prósperas colônias de bactérias que vivem nos poços de água da região.

Alguns elefantes foram vistos andando cambaleantes em círculos antes de cairem mortos de repente. As investigações mostraram que mais de 70% dos elefantes caídos foram encontrados perto de fontes de água, que estavam poluídas com grandes quantidades de cianobactérias.

Como o aquecimento global contribui para a proliferação de cianobactérias?

Como o aquecimento global contribui para a proliferação de cianobactérias?
Imagem de armennano por Pixabay

A cianobacteria é um organismo unicelular também conhecido como algas azul-esverdeadas. Elas podem se proliferar na água parada, produzindo cianotoxinas letais.

Além disso, elas têm a tendência de se agrupar em grandes “tapetes” verdes na superfície de ambientes aquáticos. Essas algas podem ser perigosas ou mesmo mortais, pois contém toxinas que atacam o sistema nervoso, a pele ou o fígado dos animais expostos a elas.

As cianobactérias usam a fotossíntese para produzir alimentos a partir da luz solar. Isso significa que muitas vezes prosperam durante as ondas de calor do verão, quando podem competir com outros tipos de algas. À medida que a mudança climática global aumenta a frequência e a gravidade das ondas de calor, a proliferação de algas está se espalhando, assim como suas toxinas. Para se ter uma idéia, 2020 teve o verão mais quente já registrado no hemisfério norte.

Cianobactéias já causaram mortes em massa antes?

A proliferação de cianobactérias tóxicas já causou a morte em massa de outros animais. Em 2019, uma devastadora proliferação de cianobactérias causou a morte de mais de 1 milhão de peixes em um trecho de 40 quilômetros do rio Darling na Austrália. No passado, também foram registradas mortes em massa de pássaros e outros animais, de acordo com um estudo de 2008 publicado na revista Global Change Biology.

Em julho deste ano, cianobactérias tóxicas foram encontradas em amostras de água do rio Virgin, no parque nacional Zion, em Utah, nos Estados Unidos. A proliferação foi detectada após um filhote de cachorro começar a sofrer convulsões e morrer, menos de uma hora após brincar no rio.

Como cianobactérias podem matar elefantes?

Como cianobactérias podem matar elefantes?
Imagem de Anja por Pixabay

A investigação do governo de Botswana revelou “uma combinação de neurotoxinas” nos bebedouros perto dos elefantes mortos. Com exceção de um cavalo, nenhuma outra espécie pareça ter sido vítima dessas toxinas. É possível que os elefantes sejam particularmente suscetíveis porque eles passam muito tempo se banhando e bebendo grandes quantidades de água dos poços. Além disso, os elefantes sugam água com suas trombas não da superfície, mas sim de níveis mais profundos nos poços, mais perto do lodo, onde as toxinas anaeróbias estão contidas.

Apesar desta investigação, a conclusão definitiva sobre a causa da morte dos animais só será possível após a análise de amostras de tecido coletadas das carcaças, que estão sendo feitas por laboratórios em Botswana e nos Estados Unidos.

Fontes:

https://www.the-scientist.com/news-opinion/mass-elephant-dieoff-caused-by-cyanobacteria-officials-say-67960
https://www.livescience.com/mass-elephant-dieoff-botswana-cyanobacteria.html
https://www.winknews.com/2020/07/16/official-cyanobacteria-kills-dog-at-zion-national-park/

Você também vai gostar de ler: