É Verdade Que O Mel Nunca Estraga?

Sabemos de o mel de abelha é um alimento riquíssimo, e muito apreciado desde a antiguidade. Mas, é verdade que o mel realmente nunca estraga?

Arqueologistas, em suas escavações em tumbas egípcias, já encontraram potes de mel de milhares de anos. E o mais impressionante é que o mel contido nos potes estava próprio para consumo.

Existem ainda outros exemplos de alimentos que não decompõem, como sal, açúcar e arroz seco. Mas há algo especial sobre o mel. Diferente dos exemplos citados, a forma do mel preservado é pronta para consumo. Se você estivesse vasculhando um templo subterrâneo milenar em busca de comida, o que lhe seria mais útil? Arroz crú, sal e açúcar na sua forma bruta, ou um pote de mel?

A receita que faz do mel um alimento tão especial é tão complexa quanto o seu sabor. Para que ele exista, é necessário uma série de fatores trabalhando em perfeita harmonia.

É Verdade Que O Mel Nunca Estraga?

O que faz o mel durar tanto?

O primeiro fator é a composição química do mel. O mel é um açúcar. Os açúcares contêm muito pouca água. Pouquíssimas bactérias ou microorganismos podem sobreviver em um ambiente sem água.

O segundo fator que faz do mel um alimento especial, é a sua acidez. O mel é extremamente ácido, com um pH entre 3 e 4,5. Essa acidez mata quase tudo que tentar crescer lá.

Porém, se compararmos o mel com outros alimentos que também são açúcar e também são ácidos, como o melaço de cana-de-açúcar, ainda assim ele sai na frente no quesito durabilidade.

É Verdade Que O Mel Nunca Estraga?

Então, qual outro fator faz o mel durar tanto?

Vamos agora conhecer um pouco sobre o terceiro fator, a “mágica das abelhas”. O néctar que as abelhas coletam para produzir mel, é muito rico em água. Porém, para produzir o mel, as abelhas secam essa água literalmente batendo suas asas. Além disso, ao regurgitar o néctar de suas bocas para dentro dos favos, as abelhas misturam ao néctar uma enzima chamada glicose oxidase, que está presente em seus estômagos. Um dos subprodutos desta mistura é o peróxido de hidrogênio, outro segredo que impede que o mel estrague.

Apesar de toda essa mágica que a natureza opera, se o seu pote de mel ficar aberto, irá absorver umidade e estragar. Então, tenha em mente que para conservar todas essas propriedades, é essencial que o mel seja mantido fechado e bem embalado.

Você também vai gostar de ler: