Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?

O símbolo correto da medicina é o bastão de Esculápio, também conhecido como bastão de Asclépio. O bastão de Esculápio consiste de uma única cobra, enrolada em um bastão.

Acontece que em muitas situações vemos o caduceu de Hermes (ou Mercúrio na adaptação romana) sendo utilizado erroneamente como símbolo da medicina. Ou por vezes, o bastão de Esculápio é chamado de caduceu equivocadamente.

O caduceu é aquele símbolo mais complexo, com duas cobras envoltas em um bastão. Além disso, a extremidade do bastão é adornada com um par de asas. Mas por que algumas pessoas estão utilizando o símbolo errado para a medicina?

Quem foi Asclépio na mitologia grega?

Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?
Representação do Deus grego Asclépio com seu bastão.

Esculápio, ou Asclépio, é o Deus grego da Medicina e da Cura. Na mitologia Grega, ele é o filho de Apolo, que é o deus da cura, verdade e profecia. Asclepius foi ensinado sobre medicina e cura pelo sábio centauro Cheiron, e tornou-se tão habilidoso que conseguiu trazer um de seus pacientes de volta dos mortos.

Zeus, rei dos deuses, sentiu que a imortalidade dos Deuses estava ameaçada, e derrotou o curador com um raio. A pedido de Apolo, Asclépio foi colocado entre as estrelas como a constelação Ophiuchus, o portador da serpente.

Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?

O símbolo de Asclépio é uma serpente envolta em um bastão. Este é o único símbolo verdadeiro da medicina.

O que é o caduceu de Hermes?

Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?
Representação do Deus Hermes com seu caduceu.

O símbolo do bastão de Asclépio é frequentemente confundido com o caduceu. O caduceu é na verdade símbolo do comércio, associado ao deus grego Hermes.

Como já mencionamos, o símbolo do caduceu consiste em uma vara com duas cobras enroladas em volta. Esta haste é representada com duas asas no topo e duas cobras para simbolizar diligência e prudência, duas características muito necessárias nas atividades comerciais.

Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?

Na mitologia grega, Hermes era um deus das transições e limites. Ele era protetor e patrono de viajantes, pastores, invenção e comércio.

Hermes foi também identificado com o deus romano Mercúrio, que desenvolveu muitas características semelhantes, como ser o patrono do comércio. O símbolo do caduceu refere-se ao episódio do mito de Hermes, onde ele teria visto duas cobras lutando. Ele teria colocado seu bastão entre elas, para que os dois animais parassem de lutar. Essa atitude faz alusão ao fato de que a paz é necessária para o comércio florescer.

Por que o bastão de Esculápio e o caduceu de Hermes são confundidos?

Estamos Utilizando O Símbolo Errado Da Medicina?
Emblema do corpo médico do exército Americano.

A confusão entre os símbolos originou-se primeiramente nos Estados Unidos. O caduceu parece ser o símbolo mais popular da medicina por lá.

Embora isso não seja tudo, parte da confusão remonta a 1920, quando o Exército dos EUA usou o caduceu por engano como sinal do Corpo Médico do Exército dos EUA.

A prática foi amplamente adotada por editoras médicas nos Estados Unidos. O caduceu estava assim inadvertidamente ligado à medicina, na mente das pessoas.

O símbolo com as duas cobras é o emblema atual de muitas organizações médicas americanas. De acordo com uma pesquisa realizada em 1993, mais de 38% das associações médicas americanas e mais de 63% dos hospitais americanos usam o caduceu como símbolo, ao invés do bastão de Asclépio.

Fonte: florenceinferno.com

Você também vai gostar de ler: