É Verdade Que A Torre Eiffel Fica Mais Alta No Verão?

A centenária estrutura metálica, símbolo de Paris, a capital das luzes, atrai a curiosidade de pessoas do mundo todo desde a sua construção.

Ela foi construída em 1889, para celebrar os cem anos da Revolução Francesa. A Torre Eiffel é sem dúvidas a estrutura feita pelo homem mais famosa do mundo, e também a mais visitada.

Dentre as inúmeras curiosidades que envolvem a sua concepção, manutenção e trajetória, uma das mais intrigantes é a relacionada a variação de sua altura.

É verdade que a Torre Eiffel fica mais alta no verão?

É Verdade Que A Torre Eiffel Fica Mais Alta No Verão?

Sim, é verdade, a Torre Eiffel realmente fica mais alta no verão. A altura da Torre Eiffel, em Paris, é de 324 metros em média, dependendo da época. No verão parisiense, as temperaturas atingem facilmente os 35 graus. Quando o sol quente de verão bate nela, a expansão térmica faz com que o metal cresça. E isso ocorre porque o aço se expande em altas temperaturas, e se contrai em baixas temperaturas.

Lembre-se de que todos os materiais são feitos essencialmente de átomos. Em um material no estado sólido, esses átomos estão em constante movimente, vibrando em posições fixas. Quando um material é aquecido, a energia cinética desse material aumenta e seus átomos e moléculas passam a se mover mais. Consequentemente, cada átomo ocupará mais espaço devido ao seu movimento, de modo que o material se expande. Por outro lado, quando está frio, a energia cinética diminui, então os átomos ocupam menos espaço e o material se contrai.

Então, a Torre Eiffel é realmente mais alta nos dias quentes do verão do que nos dias frios do inverno. Mais especificamente, 17 centímetros mais alta.

Obviamente, essa diferença de altura não vai impactar na sua experiência de visitar e subir na torre, então este não deve ser um fator determinante para a escolha do dia da visita.

É Verdade Que A Torre Eiffel Fica Mais Alta No Verão?

Você também vai gostar de ler: