Por que algumas pessoas espirram após uma refeição?

Espirrar é a reação natural do seu corpo. Trata-se de um reflexo à irritação no trato respiratório superior, especialmente no nariz. Se você por vezes espirra incontrolavelmente depois de comer, saiba que você não está sozinho. Essa irritação nasal pode estar relacionada com o tipo de alimento consumido, ou até mesmo com o fato do seu estômago estar cheio.

Por que espirramos?

Geralmente, espirros são uma reação à inalação de uma partícula que “faz cócegas” no nariz. Exemplos dessas particulas são pólen, poeira, pêlos de animais, perfume, mofo, poluentes ou fumaça. O objetivo da rajada de ar propulsora emitida por um espirro é eliminar essa partículas que causam irritação. Porém existem gatilhos de espirro que funcionam de maneira diferente, por não estarem diretamente relacionados com o nariz. Um gatilho que funciona desta forma e que atinge uma grande parcela da população é o espirro causado quando olhamos para o sol.

Além deste, o espirro pode ter outros gatilhos, tais como: ar frio, atividade sexual, arrancar um pelo da sobrancelha, etc. Porém, ainda mais curioso é o caso de algumas pessoas que relatam terem uma sequência de espirros após uma refeição. Neste caso, o gatilho pode ser causado por uma rinite gustativa, quando a pessoa ingere alimentos quentes ou picantes, ou pode estar relacionado a uma condição conhecida como reflexo de snatiation, que pode ocorrer quando o estômago fica cheio.

Conheça a baixo mais sobre a rinite gustativa e o reflexo de snatiation.

Rinite gustativa

A rinite é caracterizada pela irritação das membranas mucosas do nariz, o que faz com que elas fiquem inchadas e inflamadas. Uma crise de rinite geralmente tem como sintomas a coriza, coceira, espirros, etc. Embora a rinite mais conhecida é a rinite alérgica, a rinite gustativa se encaixa em outra categoria, a de rinite não alérgica.

Os alimentos que podem ser gatilhos para a rinite gustativa podem incluir raiz-forte, pimentas, alimentos em conserva, wasabi, chocolate amargo, entre outros. Além disso, a temperatura também pode desempenhar um papel. Para algumas pessoas por exemplo, um gole de líquido quente já pode causar espirros. O consumo de álcool também pode causar um surto de rinite gustativa. Curiosamente, a rinite gustativa se torna mais comum com o envelhecimento.

Não há cura para a rinite gustativa. Normalmente ela não causa problemas de saúde. No entanto, se os seus espirros se tornarem um problema, tente manter um diário alimentar e anotar os alimentos que o fazem espirrar. Evitar esses alimentos pode ajudá-lo a evitar espirros depois de comer.

Snatiation

Documentado originalmente em 1989, a palavra snatiation vêm do inglês e é uma combinação das palavras sneeze (espirro) e satiation (saciedade). Refere-se a uma condição relativamente comum, mas pouco estudada e compreendida pela ciência. O sintoma experimentado por quem sofre desta condição, são crises de espirros incontroláveis após uma grande refeição. Entretanto, o tipo de comida não parece influenciar. Os espirros vêm em sequência, podem ser intensos, o que pode causar coriza e olhos lacrimejantes.

Relatos registrados levam a crer que tais espirros estão relacionados ao fato do estômago ficar distendido após uma refeição bem farta. Possivelmente, ocorre um estímulo inesperado no nervo responsável por controlar o espirro, quando o estômago aumenta de tamanho. Há evidências de que isso também tem um componente genético, devido ao estudo de caso de pacientes que relataram que vários membros da mesma família sofriam com esses reflexos.

Snatiation se enquadra na mesma categoria do espirro causado quando olhamos para o sol ou outra luz brilhante. No entanto, o espirro induzido pela luz é muito mais comum, afetando de 10–35% da população.

Embora não seja um risco para a saúde, espirrar incontrolavelmente após uma refeição pode ser bastante desagradável. É uma boa ideia monitorar o que você está comendo, apenas para descartar uma ligação com o conteúdo da refeição. Também pode ser um alívio comer refeições menores, para evitar distender tanto o estômago.

Fonte:

Capa: Imagem de Luisella Planeta Leoni por Pixabay
https://www.realclearscience.com/blog/2011/12/why-did-sneezy-sneeze-so-much.html
https://www.times-news.com/community/sneezing-after-eating-a-common-occurrence/article_e7dc2fea-91f3-5d61-8d09-089b725b8736.html
https://www.scientificamerican.com/article/looking-at-the-sun-can-trigger-a-sneeze/

Você também vai gostar de ler: