Por que você espirra ao olhar para o sol?

Você já sentiu aquele impulso incontrolável de espirrar ao olhar para o sol? Uma boa parte das pessoas responde a esta pergunta afirmativamente, pois isso de fato é bastante comum. Porém, você já se perguntou por quê isso ocorre? Afinal, qual a relação entre olhar para uma luz brilhante, e espirrar? Continue lendo abaixo para entender qual o mistério por trás deste fenômeno.

O que é o reflexo de espirro fótico?

O espirro causado ao olhar para uma luz brilhante como o sol é conhecido como reflexo de espirro fótico. Muitos pensadores e cientistas já ficaram intrigados. Por exemplo, o filósofo grego Aristóteles pensava que o culpado seria o calor do sol.

Tal hipótese foi refutada pelo filósofo inglês Francis Bacon. O motivo foi que ele observou que se ele olhasse em direção ao sol com os olhos fechados, o espirro não acontecida, apesar do calor ainda estar lá. O palpite dado por ele foi de que a culpa era das lágrimas produzidas no olho, que infiltravam no nariz e causavam a irritação.

Porém, hoje especialistas afirmam que o reflexo ocorre muito rápido para ser culpa de alguma infiltração do duto lacrimal. Portanto, a teoria mais aceita hoje é de que o culpado seja uma confusão de sinais ocorrendo entre nervos carregando os impulsos elétricos para o cérebro. Tais nervos seriam o nervo trigêmeo, que controla as sensações no rosto, e o nervo óptico, responsável pela detecção de uma luz brilhante. Nesse processo, quando o nervo óptico carrega o impulso que diz ao cérebro para contrair as pupilas por causa da luz, o nervo trigêmeo acabaria absorvendo parte do sinal, confundindo o cérebro. Nessa confusão, além da contração das pupilas, vem o espirro.

Devido a esta condição não provocar problemas de saúde, as pesquisas já realizadas foram poucas e não muito profundas. Tais pesquisas afirmam que de 10 a 35% da população espirra ao olhar para o sol. Além disso, a condição é genética, ou seja, herdada de um dos pais.

A única preocupação com tais espirros oficialmente publicada, foi relacionada a segurança de pilotos de caça, pois um instante sem visão em missão poderia ser fatal. Entretanto, tal preocupação se desfez quando ficou comprovado que o uso de um óculos de sol já eliminava o problema. Aliás, para quem sofre desta condição, é recomendado utilizar óculos de sol ao executar tarefas críticas ao ar livre, como dirigir e operar máquinas.

Fonte:
Capa: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
https://www.houstonchronicle.com/lifestyle/renew-houston/health/article/ACHOO-syndrome-can-trigger-storm-of-sneezing-14942309.php
https://www.scientificamerican.com/article/looking-at-the-sun-can-trigger-a-sneeze/

Você também vai gostar de ler: