Por que as suculentas ficam estioladas?

Você comprou aquela linda suculenta no supermercado, mas após alguns meses na sua sala, ela não parece mais a mesma? Se aquela bela plantinha com uma linda tonalidade e uma perfeita roseta virou uma planta esticada, com folhas verdes e espaçadas, tem um motivo. Esse crescimento exagerado e a alteração nas folhas é chamado de estiolamento. Descubra abaixo por quê a sua suculenta esticou tanto, e como fazer ela voltar a ter uma aparência saudável.

Por que as suculentas ficam estioladas?

O motivo de uma suculenta crescer e esticar é falta de sol. Embora em condições normais as suculentas tenham um crescimento bastante lento, é espantoso como elas parecem crescer tão rapidamente quando não estão recebendo a luz de que precisam. O termo técnico para isso é estiolamento. Isso acontece com bastante frequência, especialmente quando você está cultivando suculentas dentro de casa, ou na sombra,

Os sinais de que as suculentas não estão recebendo luz solar suficiente são os seguintes:

  • Planta curvada na direção da luz
  • Caule esticado
  • Folhas espaçadas
  • Folhas curvadas para trás
  • Caule e folhas verdes e opacos
Suculenta Graptopetalum paraguayense. Veja a diferença na aparência dela quando foi comprada (a esquerda), e após alguns meses sem receber luz (a direita),

Primeiro, você notará que a suculenta começa a girar e se curvar em direção à fonte de luz. Geralmente, a falta de luz solar também faz com que a suculenta fique com as folhas menores e verdes ou perca a intensidade de sua cor original. Às vezes, antes que uma suculenta se incline ou estique, as folhas começam a se enrolar para trás.

Nem todas as suculentas se comportarão desta maneira na ausência de luz. Algumas suculentas esticarão mais do que outras, especialmente as que suculentas que gostam de sol pleno.

Como salvar suculentas estioladas

Depois que uma suculenta fica estiolada, ela não volta sozinha à sua altura e forma compacta original. Porém, ainda é possível salvá-la, e fazer com que ela volte aquela mesma aparência saudável de antes. Primeiramente, você precisa fazer a decapitação. Pode soar dramático, mas decapitar uma suculenta significa simplesmente que você vai realizar o corte do caule, deixando apenas a parte superior com as folhas e alguns centímetros de caule, para que possa replantá-la.

Antes de mais nada, tente encontrar uma área para suas suculentas onde elas recebam mais luz solar do que antes. A menos que dê mais luz às plantas, as estacas e os novos rebentos também ficarão estiolados. A quantidade de luz depende muito de qual suculenta estamos falando, mas inicie com um local com algumas poucas horas de sol preferencialmente pela manhã ou final da tarde, para evitar queimadura das folhas.

Deixe o corte e a base secarem por alguns dias. Assim que o final do corte estiver totalmente seco, você pode plantá-lo no solo e começar a regá-lo.

Como cuidar da nova muda

As mudas precisam ser regadas com um pouco mais de frequência do que uma planta totalmente enraizada, mas não exagere. Certifique-se de usar um solo com boa drenagem, para que o caule não fique muito mole e apodreça.

O corte deve começar a formar raízes, possivelmente dentro de alguns dias. À medida que as raízes se tornam mais estabelecidas, reduza a irrigação, irrigando-as somente quando o solo estiver bem seco.

As folhas que você deixou na planta-base originalmente podem cair ou morrer em algum ponto. Isso é muito normal, mas não necessariamente acontecerá. Essas folhas podem ser utilizadas para formar novas suculentas. O sucesso da formação de novas suculentas a partir das folhas também depende da suculenta, No caso da Graptopetalum paraguayense, é muito fácil gerar novas plantinhas a partir das folhas.

Então, agora, da próxima vez que você notar que suas suculentas estão se inclinando para a luz ou ficando um pouco altas, você saberá o que fazer!

Você também vai gostar de ler: