Estaria Este Chimpanzé Utilizando o Instagram?

Recentemente, um vídeo mostrando um chimpanzé utilizando um smartphone se tornou viral. O motivo é que ele não está aleatoriamente manipulando o dispositivo. O chimpanzé está utilizando o Instagram, da mesma maneira que seus usuários humanos o fazem.

Sabemos que os chimpanzés possuem uma alta capacidade de aprendizado, e são dotados de uma inteligência quase humana. Afinal, chimpanzés e humanos compartilham 99% de seu DNA. Mas estariam os chimpanzés utilizando o Instagram?

Chimpanzé utilizando o Instagram

O chimpanzé do vídeo chama-se Sugriva e vive na Carolina do Sul, Estados Unidos, em uma reserva de vida selvagem chamada de Myrtle Beach Safari.

Sugriva rola a tela do Instagram, clicando e interagindo com publicações que chamam a sua atenção. Uma das postagens com a qual ele interage, é a de um chimpanzé pulando e brincando com o seu cuidador. Outra postagem que chama a atenção de Sugriva é a de um chimpanzé afetuosamente pulando nos braços de seu guardião. Nesta publicação, o guardião é Mike Holston, um ex jogador de futebol americano.

Ou seja, o chimpanzé interage exatamente com as postagens com as quais ele se identifica, reconhecendo a imagem de sua própria espécia na rede social.

Aprender a utilizar redes sociais é “fichinha” para um chimpanzé

Na natureza, chimpanzés utilizam ferramentas com facilidade.
Na natureza, chimpanzés utilizam ferramentas com facilidade.

É comprovado por cientistas que chimpanzés têm uma capacidade surpreendente de uso de ferramentas para facilitar suas atividades. Mesmo sem instruções, eles aprendem e utilizam ferramentas se necessário. Isso inclui desde a manipulação de gravetos para cutucar cupinzeiros na natureza, até o uso de dispositivos tecnológicos, quando incentivados por humanos em estudos científicos.

Surpreendentemente, estudos anteriores já revelaram que os chimpanzés conseguem inclusive participar de jogos de realidade virtual com jogadores humanos. Além disso, eles mostram o interesse em resolver desafios e puzzles por pura diversão.

Por este motivo, o vídeo não surpreendeu os cientistas. Eles afirmam que a capacidade de aprendizado dos chimpanzés pode ir muito além disso.

Vídeo preocupa ambientalistas

À primeira vista, ver um chimpanzé utilizando o Instagram e manipulando um smartphone, de forma tão independente e casual, pode parecer divertido e fofo. Por outro lado, existe um fato que preocupa os ambientalistas, que é a humanização de animais selvagens.

A humanização de uma animal é a exaltação, e até mesmo o incentivo, à atitudes que venham a se assemelhar ao comportamento humano. Acima de tudo, a humanização de qualquer espécie animal aumenta a procura e o desejo pela domesticação da espécie. Essa procura pode levar ao grave aumento do tráfico de animais selvagens.

Assim como outros macacos, tais como orangotangos e gorilas, os chimpanzés estão ameaçados de extinção. A ameaça maior à perpetuação da espécie é primeiramente a perda de seu habitat, seguida da caça ilegal (o que inclui o tráfico de animais), e da introdução de doenças devido a interação com humanos.

Sem dúvida alguma, a cena mais bela e tocando de um chimpanzé deve ser aquela em ele está introduzido na natureza, livre para ser somente o que ele é: um animal selvagem. Um exemplo é como no vídeo abaixo, onde chimpanzés selvagens compartilham não publicações, mas sim comida, para fortalecer seus laços sociais. 

Fonte: The Guardian.

Você também vai deixar de ler: