Manter-se aquecido ajuda a combater o vírus?

Desde crianças, ouvimos nossa mãe dizer: “põe um casaco”, “não toma friagem”, “se agasalhe, menino!”. Essa preocupação em nos manter sempre aquecidos, mesmo quando não sentimos frio, pode mesmo evitar que fiquemos doentes?

Nossas mães podem não saber explicar o motivo desse zelo, e simplemente dizer que é para “não ficar gripado”,. Mas coração de mãe não se engana, e a verdade é que elas estão sendo sábias ao propagar essa crença de que o frio pode te deixar doente.

E isso tem fundamento e explicação científica. Saiba abaixo como tomar friagem pode sim te deixar doente.

Esteja frio ou calor, sem virus não há resfriado

O rinovírus é responsável pelo resfriado comum no inverno.

É importante ressaltar que não é somente o frio que nos deixa doentes. Não há dúvida de que as pessoas precisam ser expostas a um vírus para que isso ocorra. Por definição, um resfriado é uma infecção respiratória superior viral, então sem virus não há resfriado.

A questão é que há um grande número de virus circulando pelos ambientes que frequentamos diariamente, por isso ficamos resfriados com tanto frequência. Porém, a temperatura do ambiente e do seu corpo podem fazer toda a diferença para o seu sistema imunológico.

Manter-se aquecido ajuda a combater viroses

Manter-se aquecido ajuda a combater viroses

O tempo esfriou e logo você pegou um resfriado? Se sim, então provavelmente é um rinovírus – o resfriado comum. Uma equipe da Universidade de Yale comprovou que aquecer-se quando se sente mal pode realmente ajudá-lo a melhorar mais rápido.

O rinovírus pode causar uma infecção respiratória aguda superior, uma vez que ele se replica na cavidade nasal, que é mais fria do que as outras partes do corpo. Uma vez infectadas, as células liberam proteínas protetoras chamadas interferons e, eventualmente, seu corpo começa a combater o vírus, e você começa a se sentir melhor. Mas o que aconteceria se as células infectadas fossem expostas a temperaturas mais quentes?

Os pesquisadores infectaram as células das vias aéreas com um rinovírus em seu laboratório e mantiveram algumas em temperatura corporal normal (36,5 ºC) e outras logo abaixo (33 ºC). De fato, as células em temperaturas abaixo da média se replicaram imediatamente, enquanto as células em temperaturas normais se replicaram mais lentamente e morreram muito mais rápido.

A constatação é de que não apenas a temperatura quente mata a infecção mais rapidamente, como também maximiza o efeito de uma enzima, chamada RNAseL, que é importante para a célula combater viroses. Em suma, essas descobertas mostram que, mesmo na ausência de interferons, as temperaturas quentes têm efeitos profundos na resposta antiviral do corpo e nos resultados do resfriado comum.

Nosso corpo sabe que o aquecimento combate os virus, esse alias é o propósito da febre que muitas vezes acompanha uma infecção.

Clima frio é favorável a viroses

Em um estudo separado com ratos, os pesquisadores descobriram que o rinovírus se espalha para as células das vias aéreas mais rapidamente em temperaturas mais baixas. Portanto, não é de se admirar que a alta temporada de gripes e resfriados tenda a ocorrer no inverno.

Além disso, o clima frio mantém as pessoas em ambientes fechados, e muito provavelmente próximas a outras pessoas já infectadas.

Outro hábito comum nos dias frios, é o uso de aquecedores dentro de caso. Aquecer o ar também o torna seco, e por consequência nossa mucosa nasal também seca. Quando você não tem um bom fluxo de muco nasal, é mais difícil para o sistema imunológico trabalhar contra o vírus.

Gripe de inverno e gripe de verão são diferentes

Isso não significa que as pessoas não ficam resfriadas no verão. O vírus, no entanto, provalvelmente é outro, o enterovírus (não poliomielite).

Esses enterovírus são muito comuns e, como o rinovírus, pode infectar os tecidos do nariz e da garganta, dos olhos e do sistema digestivo.

Como a prevenção ainda é o melhor remédio, é recomendada a lavagem frequente das mãos para reduzir o risco de resfriado. Evite tocar no rosto com as mãos não lavadas, e limite o contato próximo com qualquer pessoa que você suspeite estar portando um vírus. Isso vale tanto para o rinovírus quanto para o enterovírus.

Ajude seu corpo a combater viroses se mantando aquecido

Ajude seu corpo a combater viroses se mantando aquecido

Obviamente, se você já está infectado, a melhor aposta é se manter aquecido. Fique em repouso enrolado no cobertor, e prefira sopas e bebidas quentes. Considere também dar uma chance para aquela receitinha de chá de alho da sua avó, que vai te dar o famoso “suadouro”. Acredite ou não, ela realmente pode funcionar.

Também recomenda-se o uso de um umidificador para reduzir rapidamente a dor sinusal e o nariz entupido. Respirar o ar úmido pode acalmar tecidos irritados e vasos sanguíneos inchados no nariz, além de diluir o muco que bloqueia as vias aéreas. Você pode obter um efeito semelhante respirando o vapor de um banho quente.

E claro, não se esqueça nunca do conselho de mãe: nada de tomar friagem!

Fonte:
https://www.medicaldaily.com/body-heat-kill-viral-infections-common-cold-391713
https://www.nytimes.com/2018/02/23/well/can-being-cold-make-you-sick.html

Você também vai gostar de ler: