Você sabia que o maior show da história foi em Copacabana?

A música ao vivo é um evento que reúne artista e platéia em um só lugar, em uma simbiose impressionante. Por isso, shows de música popular são um elemento vital nas culturas urbanas. Estes momentos tão grandiosos são a oportunidade que fãs da música encontram para para ver seus ídolos em carne, osso e potência vocal.

Só quem já compareceu a um show com milhares de pessoas sabe a energia que é capaz de emanar de uma multidão.

O que dizer então sobre um show com um público de milhões de pessoas? Mais especificamente 3,5 milhões. Descubra abaixo qual foi o maior show da história, e como foi possível reunir todo esse público.

Qual foi o maior show de música da história?

O maior show da história

O maior show da história aconteceu na praia de Copacabana, em 31 de dezembro de 1994.

Essa virada de ano deu boas vindas a 1995 em grande estilo, com um show gratuito do cantor inglês Rod Stewart. Reunidas na areia da praia de Copacabana, 3,5 milhôes de pessoas cantaram ao som dos grandes sucessos do artista, e fizeram história ao marcar a realização do show de música com o maior público já registrado.

O feito está registrado no livro dos recordes, o Guinness Book, como o maior show gratuito de rock já realizado.

Para efeito de comparação, a média de público de shows de artistas internacionais no Brasil é de aproximadamente 40 mil pessoas. Geralmente, shows deste porte são realizados em estádios de futebol.

Rod Stewart, principalmente na década de 90, era um astro de grande sucesso no país, com várias músicas que viraram grandes hits, porém outros fatores contribuíram para a conquista do recorde. O fato do evento ter ocorrido ao ar livre por exemplo, foi fundamental, visto que nesses casos não existe a necessidade de uma estrutura fechada para comportar essa quantidade de pessoas. Também, o fato de ter sido gratuito, foi um importante fator para o grande sucesso em público. Além disso, a ocasião já reúne, tradicionalmente, um grande público em Copacabana nas noites de virada de ano.

Você também vai gostar de ler: