Como superar o medo de dirigir?

Ficar com muito medo de dirigir ou ter fobia de dirigir (também chamado de veofobia) é muito mais comum do que as pessoas imaginam. Não só pode causar extrema ansiedade e estresse no indivíduo, mas sua vida pessoal e profissional também podem ser prejudicadas quando o medo de dirigir interfere em sua vida social, responsabilidades e compromissos de trabalho.

Algumas experiências de direção negativas do passado podem causar um trauma no motorista, fazendo com que este passe a duvidar de sua capacidade de realizar esta tarefa. Mas o que podemos fazer para superar esse medo e finalmente assumirmos controle do volante?

O que pode causar medo de dirigir?

Ser criticado – Freqüentemente, os motoristas tiveram passageiros que foram duros e críticos com sua direção. às vezes, a ponto de gritar, elevando o nível de ansiedado do(a) motorista . Neste caso, digirir sozinho ou fazer aulas de direção com um instrutor profissional podem ajudar a recuperar a confiança ao volante.

Pouca prática – longos intervalos sem dirigir ou tempo insuficiente na estrada podem resultar em ansiedade ao dirigir, simplesmente porque você não teve experiência prática suficiente. É necessário aumentar a confiança, o que você pode fazer é começar com estradas conhecidas perto de casa fora do horário de pico.

Acidentes anteriores – Alguns clientes sofreram acidentes graves no passado, e o medo de que isso aconteça novamente é o que os atrapalha. Diante disso, uma postura a ser tomada é recomeçar os hábitos de direção gradualmente, adotando as práticas e medidas necessárias para que o motorista se sinta confiante e seguro novamente.

Ataques de pânico – Muitas pessoas sofrem ataques de pânico graves ao dirigir, geralmente causados ​​por fatores como longos períodos presos no trânsito, estar em rodovias, dirigir com crianças, passar por cima de pontes ou túneis ou dirigir em lugares desconhecidos e se perder.

Histórico familiar – O medo de dirigir às vezes pode existir devido a um histórico famíliar, onde alguém próximo não dirige ou têm ansiedade ao dirigir. Para as demais pessoas nessas famílias, esse medo pode ter sido transmitido mesmo que ninguém notasse. Porém, é possível se libertar do mesmo padrão e não repetir as histórias que você ouviu durante a vida.

Praticando técnicas de relaxamento

Crie um ambiente calmo no carro

Independente do carro estar parado ou em movimento, você deve sempre estar confortável dentro dele. Utilize recursos que possam te ajudar a relaxar, como tocar uma música para abafar o ruído de outros veículos, e vestir roupas e sapatos confortáveis.

Além disso, certifique-se de que o carro e os passageiros também estejam calmos e silenciosos. Mesmo o motorista mais confiante pode ficar ansioso se houver passageiros barulhentos ao lado dele.

Aumente sua sensação de segurança fazendo todas as manutenções em dia.

Pratique a respiração abdominal

Se você começar a sentir um ataque de pânico, ou os músculos do pescoço e do peito se contraírem, experimente respirar profundament. Inspire lentamente pelo nariz. Deixe sua barriga se expandir e segure por um momento. Expire lentamente e deixe todo o corpo relaxar. Você pode repetir esse processo várias vezes.

Faça afirmações positivas

As afirmações positivas são afirmações curtas que o lembram de que você está no controle, como por exemplo: “Eu dirijo com cuidado e dentro do limite de velocidade”, “Dirigir é uma coisa comum e muito necessária no dia a dia”. “Eu não preciso chegar rápido, preciso chegar bem”, “Posso dirigir na faixa da direita se quiser viajar mais devagar do que os outros carros”, “Se eu perder uma saída, posso fazer o retorno com segurança”.

Usando terapia de exposição

Provavelmente, você já ouviu que precisa enfrentar o seu medo. Expor-se ao medo é especialmente importante se você tem evitado dirigir por medo de ter um ataque de pânico. A terapia de exposição continua sendo uma das maneiras mais importantes de superar uma fobia, embora você deva saber e ser capaz de usar técnicas de relaxamento antes de começar. Dessa forma, você terá algum senso de controle. Pode ser útil tentar dirigir em uma área que você conhece muito bem, em um horário de pouco movimento.

como perder o medo de dirigir

Escreva seus medos

Antes de tudo, seja específico e escreva o que você teme ao dirigir, seja guardar o carro na garagem, estacionar, dirigir na rodovia, dirigir a noite, etc. Em seguida, analise e classifique esses medos. Isso o ajudará a expor-se gradualmente.

Principalmente, dê passos graduais. Por exemplo, comece com o item menos temido de sua lista e exponha-se pouco a pouco até não se sentir mais tão ansioso. Por consequência, depois de dominar um item da lista, passe para o próximo item da lista ou escala.

Comprometa-se a aprender a dirigir

A maioria das pessoas tem medo de se sentar ao volante pela primeira vez. Primeiramente, para acalmar seu medo, escolha um instrutor com bastante experiência em ensinar novos motoristas. Afinal, um bom instrutor pode tranquilizá-lo e fazer com que você se sinta confortável no assento do motorista.

Do mesmo modo, considere trabalhar com um instrutor de auto-escola, ou um instrutor acostumado a dar aulas a pessoas habilitadas que ainda não se sentem seguros ao volante. Como resultado, você pode perceber que a ansiedade que sentia era também por causa do seu instrutor anterior, especialmente se ele era um parente tentando ensiná-lo a dirigir.

Busque ajuda

Saiba quando consultar seu médico

Se o medo de dirigir está atrapalhando sua vida, você deve buscar tratamento médico ou psicológico. Portanto, se você está cada vez mais deprimido com a incapacidade de dirigir, procure ajuda. E acima de tudo, não se acomode simplesmente ao medo que o impede de dirigir.

Experimente a terapia

Você pode trabalhar com um terapeuta individualmente. Além das técnicas de relaxamento e terapia de exposição, seu terapeuta pode simplesmente querer que você converse. Falar é uma forma importante de seu cérebro aprender a lidar com o medo. Isso lhe dará a chance de pensar sobre o que está por trás do medo e pode ajudar a tratar sua fobia de dirigir.

Junte-se a um grupo de apoio

Se você preferir falar sobre sua fobia com um grupo, encontre um grupo local ou online de apoio para conversar com pessoas que apresentam sintomas semelhantes. Além disso, você também pode conversar com amigos e familiares. Compartilhe seus medos com eles e explique os desafios que você enfrenta. Pode ajudar saber que tem outras pessoas que entendem o que você está passando.


Fonte:
Capa: Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
https://www.wikihow.com/Overcome-a-Driving-Phobia
https://www.northernbeacheshypnosisclinic.com.au/hypnotherapy-articles/how-to-overcome-a-fear-of-driving/

Você também vai gostar de ler: