Por que a torre de Pisa é inclinada?

Não importa o dia em que você visite a Piazza del Duomo, na cidade italiana de Pisa, você irá se deparar com uma multidão de turistas. Inevitavelmente, eles estarão posando para a mesma clássica foto das viagens a Itália. A pose é uma só: braços esticados em direção à torre, visivelmente inclinada, como se a estivessem segurando para evitar a queda. Mas por que a torre é inclinada?

Quando a torre de Pisa começou a inclinar?

A chamada Torre Inclinada de Pisa é um dos edifícios mais famosos do mundo, embora talvez não pelos motivos que seus arquitetos originais se orgulhariam.

Em 1173, começou a construção de um campanário (uma torre de sinos) de mármore branco para o complexo da catedral de Pisa. Pisa fica localizada entre os rios Arno e Serchio, na Toscana, região central da Itália. Quando o terceiro andar foi concluído, a fundação começou a se assentar. Consequentemente, a torre começou a se inclinar para o norte. Os construtores não escolheram exatamente o local mais apropriado para um monumento de mármore tão pesado – o solo era feito basicamente de lama, areia e argila.

O que foi feito para evitar o colapso da torre?

Os construtores tentaram compensar tornando as colunas e arcos do lado norte um pouco mais compridos. Logo depois, houve a primeira de várias paralisações de trabalho. A construção não foi retomada até 1272, e nessa época a torre estava inclinada para o sul – na direção oposta. Quando a construção foi retomada, os engenheiros tentaram compensar a inclinação. O idéia for acrescentar alvenaria extra ao lado mais baixo. Entretanto, o peso adicional fez com que a estrutura se inclinasse ainda mais. O trabalho foi interrompido novamente apenas seis anos depois, com sete andares concluídos.

A torre foi oficialmente concluída por volta de 1370, com 8 andares. Porém, a sua inclinação só aumentou ao longo dos seis séculos seguintes. Apesar de várias tentativas de reforçá-la, a torre de Pisa continuou a se inclinar, colocando-se em perigo iminente de colapso. Em 1990, ela estava inclinada 5,5 graus – o ângulo mais extremo até então. Naquele ano, o monumento foi fechado à visitação. Além disso, os sinos foram removidos, enquanto os engenheiros iniciaram grandes reparações, na tentativa de deixá-la estável.

Trabalhando na terra de baixo e adicionando contrapesos à extremidade norte da torre, eles foram capazes de reduzir a inclinação para 4,0 graus.

A torre de Pisa continua se inclinando?

Finalmente em 2008 os sensores mostraram que o movimento de afundamento havia parado. Os engenheiros agora acreditam que a torre inclinada de Pisa permanecerá estável por cerca de 200 anos. Evidentemente, considerando que não ocorra algum terremoto ou outro imprevisto que desestabilize a fundação novamente.

Fontes:
Capa: Imagem de Hans Hansen por Pixabay
https://www.history.com/news/why-does-the-leaning-tower-of-pisa-lean
https://www.smithsonianmag.com/smithsonian-institution/will-leaning-tower-pisa-topple-180954493/

Você também vai gostar de ler: