Por que sentimos frio na barriga em descidas?

A grande maioria das pessoas acha divertido aquele friozinho na barriga que sentimos quando estamos no carro e descemos rapidamente uma colina. Se isso acontece em um caminho corriqueiro da família, as crianças até se preparam para a chegada daquela sensação peculiar. Mas como a ciência explica esse fenômeno?

Para responder a essa pergunta, teremos que entender um pouco a anatomia humana, bem como um pouco da física. Mas não se intimide! Vamos apenas dar uma leve pincelada nesses tópicos, para nos ajudar a entender melhor essa reação curiosa do nosso corpo.

Gravidade

Todos nós estamos familiarizados com a gravidade. É essa força sempre presente que nos mantém grudados ao chão. A gravidade é a força pela qual um planeta ou outro corpo atrai objetos em direção ao seu centro. Entretanto, existe uma força que nos impede de ser sugados até o núcleo da Terra, a chamda força normal.

A força normal

A força normal é uma força de contato que impede que objetos sólidos passem uns pelos outros quando estes entram em contato. Essa força possui sempre a mesma intensidade que o peso de um objeto exerce sobre o solo, ou sobre qualquer outra superfície. No entanto, os sentidos são opostos, e por isso objeto e superfície ficam em equilíbrio.

O que há por dentro

Agora, vamos falar de anatomia. Você pode imaginar que suas entranhas estão apenas flutuando em seu abdômen; mas as coisas estão realmente bem organizadas lá, com tudo em seu local designado, mantidos seguros por músculos e ligamentos.

Observe a localização do fígado no diagrama. Logo acima dele fica localizado o diafragma, um músculo que se contrai e relaxa para controlar os pulmões. O fígado está conectado à parte inferior do diafragma por ligamentos e um tipo de tecido chamado de mesentério. Geralmente ele se parece com uma folha de gordura grudada em tudo, e mantém todas as vísceras juntas.

O mesentério tem um pouco de elasticidade, portanto tem um pouco de flexibilidade para amortecer seus intestinos enquanto você corre, pula, vira de barriga para baixo, etc.

Qual a relação disso com o frio na barriga?

Imagine por um segundo que você está sentado em um carro indo em direção aquela colina do friozinho. Conforme você se aproxima, a gravidade está puxando o carro, você e suas entranhas tudo para baixo (o centro da Terra). A força normal está mantendo seu corpo erguido e equilibrado. Seu intestino está no lugar devido a tensão nos ligamentos e no mesentério.

Quando você chega no topo da colina e começa a descida, é como se o solo não estivesse mais ali. Por consequência, não há mais a força normal para se equilibrar com a gravidade. Aí então começa a queda livre. Quando você começa a cair, a tensão nos nervos dos ligamentos e do mesentério vai embora. Essa falta de tensão é o que diz para o cérebro que uma queda está ocorrendo, mesmo que por um instante. É aí que vem a sensação de frio no barriga.

Uma maneira mais intensa e radical em que essa sensação é verdadeiramente explorada são as montanhas-russas. Então se você é fã do “friozinho”, já sabe onde ir para se divertir!

Fonte:
https://steemit.com/steemstem/@sustainablyyours/kids-want-to-know-why-does-my-tummy-feel-weird-when-we-go-over-a-hill
https://science.howstuffworks.com/engineering/structural/roller-coaster6.htm

Você também vai gostar de ler: